ARGENTINA x MÉXICO:

Seleções fazem jogo decisivo! Acompanhe lance a lanceVeja agora.

Tarifas e empréstimos terão desconto de até 80% na Black Friday

Santander, Bradesco e BB participam da semana de descontos da data do varejo e também anunciam financiamento de até 100% do valor de carros
Juros: promoções dos bancos vão até o final do mês (TimArbaev/Thinkstock)
Juros: promoções dos bancos vão até o final do mês (TimArbaev/Thinkstock)
Marília Almeida
Marília Almeida

Publicado em 21/11/2017 às 17:04.

Última atualização em 22/11/2017 às 10:10.

São Paulo - Imagine uma gôndola de supermercado com produtos financeiros em formato de detergente, lata de azeite e até caixa de bombom? É isso o que o Santander está fazendo durante o mês da Black Friday em algumas de suas agências. O intuito é aproximar a campanha do público e tornar as ofertas mais "palpáveis".

Não apenas o banco, mas também os concorrentes Bradesco e Banco do Brasil não resistiram e parecem ter entrado de vez na onda da data. que concentra promoções de produtos e serviços e será realizada nesta sexta-feira, dia 24. Os três vão oferecer descontos de até 80% em juros de empréstimos e diversas taxas, como tarifas de pacotes de serviços e até anuidades de cartões. Eles também anunciam o financiamento de até 100% do valor de carros.

O maior desconto, de 80%, é concedido pelo Santander na primeira anuidade dos cartões 123 e AAdvantage. O valor da anuidade do 123 passa de 384 reais ao ano para 76,80 reais, enquanto a do AAdvantage Gold cai de 342 reais para 68,40 reais.

Em linhas de crédito, taxas de juros têm no máximo 30% de seu valor reduzido. Isso significa, por exemplo, uma redução de 100 reais por parcela no valor dos juros de uma dívida de 10 mil reais, caso seja contratado crédito pessoal com juros de 4,5% ao mês, com pagamento parcelado em 48 meses. Ou seja, neste caso, após dois anos, os juros que seriam pagos pelo consumidor cairia de 10 mil reais para 6.400 reais.

Veja abaixo o que o Santander, Bradesco e Banco do Brasil oferecem nesta semana:

Santander

Na Black Friday pela terceira vez, duas linhas de empréstimos do banco terão taxas de juros reduzidas em 30%: o crédito pessoal (inclusive para não correntistas) e o consignado. Já a taxa da linha de crédito pessoal com imóvel como garantia será reduzida em 20%.

No financiamento de veículos, além de dar 20% de desconto na taxa, o banco oferece pagamento da primeira parcela só em 2018. Para consórcios de imóveis, o Santander dá até 20% de desconto na taxa de administração e 15% de desconto na taxa paga por participantes de consórcios para automóveis.

Quem ainda não é cliente do banco e quiser abrir uma conta corrente terá desconto de 50% na tarifa do pacote de serviços por sete meses.

A primeira anuidade de cartões do banco (123, AAdvantage®) terá desconto de até 80%. Já o preço de cartões em forma de adesivo e pulseira serão reduzidos em 20%.

Na conta pré-paga Superdigital, o banco irá ressarcir 50% do IOF pago em compras internacionais e também irá oferecer três meses de isenção para novas assinaturas.

Os produtos e serviços do Santander terão preços mais baixos até o dia 27, na próxima segunda-feira.

Bradesco

Neste mês, o Bradesco dá até 30% de desconto na taxa do crédito pessoal em empréstimos com prazo de até 48 meses. O banco também vai financiar até 100% do valor de carros novos e usados, com carência de 60 dias para o pagamento da primeira parcela.

De acordo com Leandro Diniz, diretor de empréstimos e financiamentos do banco, as taxas cobradas no crédito pessoal partem de 3,9% ao mês e, no financiamento de veículos, de 1,1% ao mês. "Antes da promoção, o valor máximo financiado na compra do carro girava em torno de 70% para carros usados e de 80% a 90% para carros novos", diz o executivo.

Ambas as ofertas são válidas até o dia 30 e estão sujeitas a análises cadastrais e de crédito, bem como outras exigências dos produtos.

Banco do Brasil

O financiamento de veículos pelo canal mobile do banco terá redução de 0,10 pontos percentuais na taxa de juros até o dia 25 de novembro. As taxas da linha de crédito partem de 0,89% ao mês.

As taxas das linhas BB Crediário e BB Pagamento Parcelado de contas, que partiam de 3,21%, agora partem de 3,21%. O valor varia em função do prazo do financiamento, que está disponível em até 48 vezes.

Alerta

Diferentemente de sites do varejo, onde temos uma boa noção do preço de cada produto e podemos compará-los facilmente, as taxas de juros de empréstimos oferecidas pelos bancos mudam conforme o perfil do cliente. Ou seja, é muito difícil para o cliente verificar se o banco está, de fato, oferecendo uma taxa com desconto.

É o que alerta a economista do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Ione Amorim. "Cada cliente oferece um determinado risco ao banco. Não acredito que ele irá dar uma taxa reduzida só porque é Black Friday. Nos Estados Unidos, vi cooperativas realizarem esse tipo de campanha, e não bancos grandes".

Mesmo os descontos mais objetivos, como nas taxas relacionadas à conta, Ione acredita que não é recomendado abrir uma conta em uma instituição financeira apenas pelo desconto. "É necessário verificar o pacote completo: quais taxas o banco cobra em empréstimo, entre outros pontos".

A economista também ressalta que o aumento no valor do carro que é financiado não pode ser encarado como um benefício, já que o cliente ficará mais exposto aos juros da linha de crédito.