Exame Logo

Subsidiária americana da Gerdau prepara-se para fazer oferta de ações

Ameristeel quer oferecer 110 milhões de papéis nos mercados dos EUA e do Canadá, para pagar empréstimo usados na compra da concorrente Chaparral Steel, em setembro

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

A subsidiária nos Estados Unidos do grupo siderúrgico brasileiro Gerdau, a Gerdau Ameristeel Corporation, está preparando terreno para o lançamento de 110 milhões de ações ordinárias, nos mercados americano e canadense. Essa emissão ajudará a levantar capital para cobrir os empréstimos necessários à compra da Chaparral Steel, companhia americana do setor, que a Gerdau adquiriu em 14 de setembro.

Nesta sexta-feira (15/10), a Ameristeel deu o passo mais recente para a oferta, ao protocolar o prospecto preliminar com a oferta de venda, tanto na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, a SEC (Securities and Exchange Comission), quanto nas autoridades reguladoras do mercado de capitais em cada região do Canadá. Com a oficialização da oferta prévia, a companhia abre caminho para a venda ao público de uma fatia de suas ações.

Veja também

Do total de papéis, a Gerdau brasileira se dispôs a comprar 73 milhões de ações ordinárias, de modo que 37 milhões devem ser disputados pelos outros compradores. A matriz brasileira já conta com 66,5% das ações da Ameristeel, mas quer manter sua posição majoritária.

Seis bancos, entre eles o JP Morgan e o ABN Amro, atuarão como book-running managers ou como co-managers da emissão.

Marco de internacionalização

A aquisição da Chaparral Steel, há um mês, marcou o passo mais ousado da Gerdau nos últimos anos, no sentido de ampliar sua internacionalização, por meio da Ameristeel. A compra também representou o primeiro grande desafio do novo presidente da empresa, André Bier Gerdau ( veja aqui matéria de Exame sobre o assunto ).

Com duas mini-mills nos Estados Unidos, a Chaparral produz 2,8 milhões de toneladas anuais, volume que ampliou em 31% a capacidade de produção da Ameristeel, hoje estimada em pouco mais de 9 milhões de toneladas por ano.

Para comprar a companhia, a Gerdau Ameristeel fez uma oferta de 4,22 bilhões de dólares, financiada em boa parte por dois empréstimos obtidos em operações sindicalizadas internacionais de bancos. Lideraram o financiamento o ABN Amro, o HSBC e o JP Morgan Securities.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame