Acompanhe:

Site oferece cupons de desconto em imóveis novos

Participar das promoções não tem custo algum para o interessado

Modo escuro

Continua após a publicidade
Impulsividade é a armadilha para quem adere a esse tipo de promoção (Fernando Lemos/Veja Rio)

Impulsividade é a armadilha para quem adere a esse tipo de promoção (Fernando Lemos/Veja Rio)

J
Julia Wiltgen

Publicado em 16 de abril de 2011 às, 07h00.

São Paulo - Os interessados em comprar imóveis para morar ou investir no estado do Rio de Janeiro têm à mão, desde o final de março, uma nova ferramenta na internet. O site PromoImóveis.com oferece descontos que chegam a 20% em imóveis novos, em construção ou prontos para morar, diretamente dos estoques das incorporadoras. Mas antes de ficar empolgado com as promoções, é bom não esquecer as regras de ouro para controlar a impulsividade na hora da compra de imóveis.

O PromoImóveis até lembra um típico site de compras coletivas, mas na verdade está mais para um classificado online, à maneira das festas e casas noturnas que oferecem descontos na entrada para quem imprimir o flyer do evento no site. O interessado pode se cadastrar e imprimir gratuitamente um cupom de desconto, o que não significa ainda uma promessa de compra e venda. A partir daí, um corretor entrará em contato para agendar uma visita ao empreendimento.

Todos os trâmites ocorrerão como numa venda comum. Porém, a promoção só é válida durante 30 dias a partir da data do anúncio, e quem fechar negócio primeiro, leva. Um convite à impulsividade, por isso é bom ficar de olho. Nada de cair no velho papo de vendedor de que há sempre vários interessados prestes a fechar negócio. “Quem pegar a promoção no início vai ter bastante tempo para pensar e pesquisar, mas quando estiver faltando só um dia, aí é que o impulso pode ser grande”, comenta Luiz Roberto Calado, vice-presidente do Instituto Brasileiro dos Executivos em Finanças (IBEF) e autor do livro “Imóveis: seu guia para fazer da compra e venda um grande negócio”.

As promoções, por enquanto, se restringem ao estado do Rio de Janeiro. Uma cobertura de 426.000 reais num condomínio da Taquara, bairro da Zona Oeste da capital, sai por 341.000 reais com 20% de desconto, uma economia de 85.000 reais, segundo o anúncio postado no site. Anunciar também não custa nada para a incorporadora. O site é remunerado apenas se o negócio for fechado, por um percentual do valor da venda, já embutido no preço anunciado.

Cuidados

Para evitar que a tentação do desconto embote a razão, Luiz Roberto Calado deixa algumas dicas para quem pretende usar o site como ferramenta. A mais básica é nunca comprar o imóvel sem vê-lo e avaliá-lo minuciosamente. O desconto pode ser decorrente de uma falha na construção - um prédio torto, por exemplo - o que deverá ser verificado pelo aspirante a comprador. “Parece óbvio, mas isso costuma acontecer com frequência com pessoas que compram imóveis em leilão”, diz Calado.

Outra dica é checar se o desconto é real. Comparar o valor anunciado como sendo o preço original com os valores de outros imóveis na mesma região, ou de unidades no mesmo condomínio, se for um imóvel em construção. “Em geral, nesses sites de desconto os anúncios são bastante honestos, e não aumentam o preço original”, observa. Também é bom procurar por “letras miúdas” nos termos da promoção, para checar se não há outras restrições que tornem a utilização do cupom inviável.

Finalmente, o aspirante a comprador não deve deixar de verificar a idoneidade da construtora e se as entregas de imóveis na planta costumam atrasar muito - hoje em dia, a maioria das incorporadoras atrasa, em média, seis meses, alegando carência de mão de obra. Além de, é claro, avaliar se o desconto não está sendo oferecido simplesmente porque a construtora quer “desovar” um imóvel encalhado, o que pode ser sinal de desvalorização iminente do empreendimento.

Últimas Notícias

Ver mais
Como investir para comprar o primeiro imóvel após a faculdade?
seloOnde Investir

Como investir para comprar o primeiro imóvel após a faculdade?

Há um dia

Por que Stone mira os microempreendedores com sorteio de R$ 1 milhão em nova campanha
Um conteúdo Bússola

Por que Stone mira os microempreendedores com sorteio de R$ 1 milhão em nova campanha

Há um dia

Conselho curador deve aprovar uso do FGTS Futuro para casa própria a famílias de baixa renda
seloMinhas Finanças

Conselho curador deve aprovar uso do FGTS Futuro para casa própria a famílias de baixa renda

Há 2 dias

Taxas de financiamento imobiliário ficam mais baratas com queda da Selic?
seloMercado imobiliário

Taxas de financiamento imobiliário ficam mais baratas com queda da Selic?

Há 2 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais