EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
A espanhola Tavex anunciou, nesta sexta-feira (22/6), que vai fechar o capital da Santista Têxtil. A decisão foi tomada após a companhia espanhola elevar sua participação no capital da brasileira de 82% para 92%. Segundo comunicado, será realizada uma oferta pública de compra do restante das ações em circulação no mercado. Posteriormente, será pedido o cancelamento do registro de companhia aberta e a deslistagem na Bolsa de Valores de São Paulo.
Os detalhes da operação serão apresentados na assembléia geral de acionistas da Santista, marcada para 2 de julho. Em março do ano passado, a Santista anunciou sua fusão com a Tavex, após acordo que envolveu os antigos controladores da empresa - a São Paulo Alpargatas e a Camargo Corrêa. A operação resultou na maior fabricante mundial de denim - a matéria-prima do jeans. A nova companhia nasceu com 12 fábricas, sendo sete da Santista e cinco da antiga Tavex.
No primeiro trimestre deste ano, a empresa apresentou lucro líquido de 341.000 reais, ante as perdas de 12,331 milhões de igual período de 2006. A receita líquida cresceu 6,2%, para 167,9 milhões.