Minhas Finanças

Receita: falha é causada por grande número de acessos

Os contribuintes estão enfrentando dificuldades em acessar o site da Receita Federal

Leão do IR: nesta terça, a Receita está liberando a consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 (Christof Koepsel/Getty Images)

Leão do IR: nesta terça, a Receita está liberando a consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 (Christof Koepsel/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2012 às 10h31.

Brasília - O Supervisor Nacional do Imposto de Renda, Joaquim Joaquim Adir, explicou que o erro na hora da consulta do segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 tem ocorrido devido ao grande número de acessos à página da Receita na internet e ao link que leva à consulta. A Receita também está alocando um número maior de computadores (servidores) para melhorar o processo.

“Espero que em pouco tempo o problema seja resolvido, mas já estamos tomando as providências. O acesso está grande”, disse Adir.

Segundo ele, os técnicos estão criando um caminho alternativo para eliminar a falha. Parte dos contribuintes que procuram ter acesso aos dados recebe a seguinte informação: “Erro na Habilitação do Usuário. Aplicação temporariamente indisponível.” Outros encontram erro no código de acesso e a página demora a ser carregada.

Hoje (10), a Receita Federal está liberando a consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 e também de restituições que estavam na malha fina referentes aos anos de 2011, 2010, 2009 e 2008. O valor total das restituições chega a R$ 2,6 bilhões e é o maior lote multiexercício já liberado pela Receita Federal. O dinheiro estará no banco no próximo dia 16.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146.

Acompanhe tudo sobre:Imposto de Renda 2020ImpostosLeãoreceita-federal

Mais de Minhas Finanças

Mega-Sena acumulada: quanto rendem R$ 170 milhões na poupança

Cinco hábitos comuns entre os milionários segundo este planejador financeiro

Leilão de carros resgatados do Rio Grande do Sul têm veículos 0k com descontos de até 50%

Saque-aniversário: veja como funciona, vantagens e desvantagens dessa opção de resgate do FGTS

Mais na Exame