Minhas Finanças

Quando a venda de um imóvel não sofre incidência de IR?

Internauta questiona se sobre o ganho de capital da venda de um imóvel por 440.000 reais incide imposto de renda e em quais situações há isenção da tributação

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de outubro de 2012 às 14h00.

Dúvida do internauta: Na venda de um único imóvel pertencente ao vendedor há mais de 10 anos por 440.000 reais, incidirá imposto de renda sobre o ganho de capital caso o valor existente na declaração de bens for de 120.000 reais? Quais são as exceções em relação à incidência de ganho de capital na venda de um imóvel?

Resposta de especialistas do 

A venda, por valor igual ou inferior a 440.000 reais, do único bem imóvel que o titular possua está isenta de tributação desde ele que não tenha efetuado, nos últimos cinco anos, outra alienação (venda) de imóvel.

A utilização do benefício da isenção está vinculada ao valor da alienação e não ao valor do ganho de capital. A diferença entre o valor da venda do único imóvel e o valor do custo de aquisição, constante na declaração, deve ser informada na ficha de rendimentos isentos e não tributáveis, item 04.

Existem outras hipóteses de isenção do imposto a ser pago na alienação de imóveis. Por exemplo, na venda de imóveis residenciais, desde que o alienante, pessoa física residente no Brasil, use o dinheiro obtido na venda para a aquisição de outros imóveis residenciais localizados no país em seu nome.

Outra hipótese de redução do imposto de renda sobre o ganho de capital na alienação de imóveis consiste na redução da base de cálculo, mediante a aplicação de fatores de redução que são vinculados à data de aquisição do bem. Ou seja, quanto mais antiga a aquisição, menor será o imposto a pagar, podendo inclusive chegar à zero.

Dúvidas, observações ou críticas sobre essa resposta? Comente abaixo!

Envie outras perguntas sobre IR para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:ImóveisImposto de Renda 2020ImpostosLeão

Mais de Minhas Finanças

PIS/Pasep 2025: pagamento do abono salarial começará em 17 de fevereiro

Como fazer um inventário? Veja o passo a passo

INSS divulga calendário 2025 para pagamentos de aposentados e pensionistas

B3 e Receita lançam calculadora que facilita declaração do IR para investidores