Minhas Finanças

Quais fundos de previdência são mais indicados?

Internauta quer saber quais empresas de previdência privada seriam mais recomendadas para o investimento

Aposentados: consultor prefere Tesouro Direto a fundos de previdência como poupança para aposentadoria (VIAGEM E TURISMO)

Aposentados: consultor prefere Tesouro Direto a fundos de previdência como poupança para aposentadoria (VIAGEM E TURISMO)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de abril de 2012 às 07h36.

Pergunta do internauta: Trabalho em empresa privada e não possuo previdência privada. Gostaria de começar a investir uma pequena parcela do meu salário por mês. Conheço apenas a Brasilprev, do Banco do Brasil. Quais empresas de previdência privada seriam indicadas e qual seria o percentual do salário bom a investir por mês? (Sílvia Sabóia Gualberto)

Resposta de Fernando Meibak*

Prezada Silvia,

É uma pena que a empresa privada em que você trabalha não tenha plano de previdência para os funcionários. É importante que você pense no longo prazo, fazendo investimentos.

De um modo geral eu não gosto dos produtos de previdência no Brasil pelos altos custos de taxa de administração, principalmente. É indicado em alguns poucos casos, para quem tem declaração completa de Imposto de Renda e para quem tem alta capacidade de investimento (e aí consegue taxas mais baixas).

Minha dica: pesquise alguns fundos de previdência no site da CVM ou nos bancos de seu relacionamento. Caso encontre produtos com custos de até 1% ao ano, você pode investir. Acima disso, minha sugestão é para você investir recursos via Tesouro Direto. É mais eficiente.

*Fernando Meibak é sócio da consultoria Moneyplan, ex-diretor de gestão de investimentos do ABN-Amro Real e HSBC Brasil e autor do livro “O Futuro Irá Chegar! Você Está Preparado Financeiramente para Viver até os 90 ou 100 Anos?”.

Envie suas dúvidas financeiras para seudinheiro_exame@abril.com.br 

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasAposentadoriaFundos de previdênciaPGBLPlanos de previdênciaVGBL

Mais de Minhas Finanças

Veja o resultado da Mega-Sena concurso 2750: prêmio acumulado é de R$ 45 milhões

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 47 milhões

Caixa começa a pagar nesta quinta-feira o Bolsa Família de julho; veja calendário

Bolsa Família paga hoje para quem tem NIS final 1

Mais na Exame