Minhas Finanças

Posso usar FGTS para ficar um ano sem pagar financiamento?

FGTS pode ser usado para pagar até 12 parcelas do financiamento imobiliário, e internauta pergunta se, ao fazer isso, pode "tirar férias" dos pagamentos


	Dinheiro no bolso: pagamento de parcelas com FGTS alivia o bolso
 (Dreamstime.com)

Dinheiro no bolso: pagamento de parcelas com FGTS alivia o bolso (Dreamstime.com)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2014 às 07h00.

Dúvida do internauta: Estou pagando um financiamento de imóvel e gostaria de usar meu FGTS para pagar as próximas 12 parcelas, de 470 reais. Tenho um saldo de 10 mil reais no fundo de garantia. É possível fazer isso? Se sim consigo ficar sem pagar as prestações pelos próximos 12 meses? Gostaria de deixar meu orçamento livre durante esse período para pagar outras dívidas.

Resposta de Marcelo Prata*:

Na realidade, você consegue quase isso. O FGTS pode ser utilizado para pagar até o limite de 12 prestações, no entanto, não pode exceder 80% do valor total da parcela.

No seu caso, o valor total das 12 prestações, considerando que elas serão iguais nos próximos 12 meses, é de 5.640 reais (470 reais x 12 meses). O valor máximo do FGTS que conseguiria utilizar é de 80% desse total, ou seja, 4.512 reais.

Na prática, durante os 12 meses, sua prestação mensal cairia de 470 reais para 94 reais. Caso essa diferença ajude você a pagar as outras dívidas, sem dúvida é uma boa saída.

*Marcelo Prata é presidente da Associação Brasileira dos Correspondentes de Empréstimo e Financiamento Imobiliário (Abracefi).

Dúvidas, observações ou críticas sobre a resposta acima? Deixe seu comentário abaixo.

Envie outras perguntas sobre imóveis e financiamento imobiliário para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasdicas-de-financas-pessoaisDívidas pessoaisFGTSfinanciamento-de-imoveisfinanciamentos-pessoaisguia-de-imoveisImóveis

Mais de Minhas Finanças

Caixa inicia pagamento do programa Pé-de-Meia: saiba como funciona o benefício

Agências bancárias terão horário de atendimento reduzido dia 24; veja funcionamento

Mega da Virada pode chegar a R$ 1 bi em breve, diz CEO da Caixa Loterias

O que fazer se você não recebeu 13º salário? Veja como agir e seus direitos