Minhas Finanças

Onde investir R$ 100 mil de forma segura?

Samy Dana, professor da FGV, responde dúvida de internauta que questiona onde investir com segurança 110 mil reais

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2014 às 06h00.

Dúvida do internauta: Ao longo dos anos juntei 110 mil reais, mas não comprei carro, nem apartamento porque essa quantia não foi suficiente para efetuar essa compra. Por isso, gostaria de receber sugestões para investir esse dinheiro de forma segura, por 12 meses e de preferência sem incidência de IR. Se possível, gostaria também de saber quanto esse valor pode render no período de um ano.

Resposta de Samy Dana*:

As Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) são aplicações em constante ascensão no mercado financeiro, em vista do baixo risco, boa expectativa de retorno e relativa liquidez.

As letras mais ofertadas no mercado financeiro são as atualizadas por um percentual do CDI, taxa praticada nos depósitos interbancários, que fica próxima à taxa Selic. 

Algumas instituições financeiras pequenas e médias oferecem remunerações que variam entre 85% e 95% do CDI, o que representa atualmente uma rentabilidade anual entre 9,18% e 10,26%.

Como não há incidência de Imposto de Renda (IR) sobre essas aplicações, você obterá um retorno entre 10.098 reais e 11.286 reais para um prazo de 12 meses.

Dentro desse contexto, é uma excelente alternativa de investimento para atender suas expectativas.

Outra alternativa para o seu horizonte de tempo (12 meses) são os Certificados de Depósito Bancários (CDBs), que também possuem baixo risco e alta liquidez.

Assim como as letras de crédito, eles contam com garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) até o valor de 250 mil reais. Isto é, se o banco falir, o FGC reembolsa o prejuízo total, desde que o valor investido não ultrapasse esse limite. 

Os CDBs, no entanto, não possuem isenção de IR. Assim sendo, em muitas oportunidades, as LCIs e LCAs são mais rentáveis que os CDBs (veja como escolher entre CDB, LCI e LCA). 

Agora confira no vídeo a seguir as melhores opções para investir até 50 mil reais:

[videos-abril id="7ea82683c0008b3a37807776e342a864" showtitle="false"]

*Samy Dana é Ph.D. em Business, professor da FGV e coordenador do Núcleo de Cultura e Criatividade GV Cult. É consultor de empresas nacionais e internacionais dos setores real e financeiro e de órgãos governamentais, além de autor de livros de finanças pessoais. 

Perguntas, críticas e observações em relação a esta resposta? Deixe um comentário abaixo!

Envie suas dúvidas sobre planejamento financeiro e investimentos para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:CDBdicas-de-financas-pessoaisImigraçãoLCALCIrenda-pessoal

Mais de Minhas Finanças

Programa Pé-de-Meia: Caixa inicia pagamento da parcela de novembro na segunda-feira

Petrobras aprova pagamento de R$ 20 bilhões em dividendos extraordinários

Receita abre nesta sexta-feira consulta ao lote residual de restituição do IR

Mutirão de negociação: consumidores endividados têm até dia 30 para renegociar dívidas