Novo programa de investimento da Bovespa começa nesta sexta-feira
Bolsa paulista adiou lançamento por uma semana
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.
Depois de ter o lançamento suspenso, o Programa do Investimento com Participação (POP) começará a ser negociado no mercado à vista da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) nesta sexta-feira (9/2). O projeto é uma iniciativa da bolsa paulista que oferece a investidores uma opção de renda variável protegida contra perdas.
O lançamento do programa, anteriormente marcado para acontecer na última sexta-feira (2/2), foi adiado por conta de um pedido da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que requisitou que a Bovespa oferecesse mais esclarecimentos aos interessados sobre o mercado de renda variável.
Os investidores que aderirem ao POP adquirirão um pacote que inclui uma ação no mercado à vista da empresa escolhida e suas correspondentes opções de compra e venda no mercado de opções. No primeiro momento estarão disponíveis pelo programa as sete ações mais negociadas da Bovespa - Petrobras PN, Vale do Rio Doce PNA, Bradesco PN, Usiminas PNA, Telemar PN, Itaubanco PN e Siderúrgica Nacional ON) -, além do certificado de Papéis Índice Brasil Bovespa (PIBB).
Por meio da opção de venda, o investidor pode se desfazer do papel comprado a determinado preço, na data do exercício de opções. Na mesma data, também será possível vender a opção de compra. Além disso, quem participar do programa poderá determinar um nível de proteção que deseja ter, podendo chegar a 100% do capital investido. No término do prazo, se as ações da empresa tiverem registrado desvalorização, o investidor receberá de volta o montante combinado na compra (que poderá ser igual ou inferior ao valor pago pelo produto). Já se os papéis tiverem subido, o investidor abrirá mão de 20% ou 30% do lucro, a título de remuneração pela proteção oferecida