- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Nath: a youtuber que ensina finanças para pessoas de baixa renda
Em vídeos na internet, a Nathália Rodrigues explica desde como limpar o nome até a diferença entre débito e crédito
Modo escuro
Nathália Rodrigues: com pouco salário não dá para pagar tudo, quem dirá investir, diz a blogueira (Nath Finanças/Divulgação/Divulgação)
Publicado em 31 de janeiro de 2020 às, 09h16.
Última atualização em 31 de janeiro de 2020 às, 10h19.
São Paulo - Economize, proletariado! É assim de uma forma descontraída e direta que a youtuber Nathália Rodrigues (21), estudante de Administração de Empresas, ensina educação financeira na internet. Lançado em junho do ano passado, o Finanças com a Nath é focado na população de baixa renda.
Nos vídeos, Nathália explica desde como limpar o nome no Serasa até como aderir ao saque-aniversário do FGTS. A ideia de criar o canal surgiu após as aulas de matemática financeira na faculdade. “Eu me apaixonei por finanças e criei o canal para ajudar gente como eu. ”
Para ela, muitos canais sobre investimentos e finanças não dialogam com a grande parcela da população brasileira. Atualmente, o país tem 63 milhões de pessoas endividadas e menos de 1,5 milhão de pessoas que investem na Bolsa. “São realidades muito diferentes. Tem gente que manda você aplicar 500 reais por mês. Só que para muitos, isso é o salário. ”
Nathália destaca ainda que não tem dinheiro acaba se sentindo culpado ao assistir alguns vídeos na interne porque se sente fracassado em não conseguir economizar e muito menos investir. “A pessoa ganha um salário mínimo. O aluguel sobe, a luz e a inflação aumentam. Com pouco salário não dá para pagar tudo, quem dirá investir. Definitivamente, a culpa não é dela. ”
Na baixada fluminense
A realidade de quem trabalha muito e ganha pouco Nathália conhece bem. Moradora de Nova Iguaçu, na baixada fluminense, a estudante bolsista demora duas horas e meia para chegar até o trabalho. Mas, apesar da distância está feliz no estágio na área financeira.
Antes do estágio, Nath, como gosta de ser chamada, trabalhava na área de gestão de estoque da Eletrobras e tinha que pagar a passagem do transporte do próprio salário e levar marmita. “Hoje, eu trabalho um pouco mais longe, mas ganho vale-refeição e vale-transporte. Isso é uma vitória.”
O estágio surgiu após o chefe atual ver um tweet da estudante e a convidá-la para participar do processo seletivo de uma empresa ligada a Fundação Dom Cabral. No twitter, Nath também faz sucesso e tem mais de 200 mil seguidores.
SEXTOUUUU
- Não saia de casa se não tem dinheiro sobrando
- Não use o cheque especial para sair
- Se puder, leve sua bebida ok (Sai mais barato)
- Beba água
- Resenha em casa >>>>>>> bar
- Economize proletariado 💰 pic.twitter.com/vAos6PYudJ
— Nath Finanças (@nathfinancas) January 24, 2020
Nathália também já trabalhou em uma loja de calçados fazendo cartão de crédito (private label) para os consumidores. Atenta aos gastos dos consumidores, a vendedora questionava o motivo do cliente ter vários cartões. “A pessoa ganha um salário e tem cinco cartões e ainda quer fazer mais. ”
A blogueira, que mora com os pais e o irmão, também pratica o que aprende na faculdade dentro de casa. Ela conta orgulhosa que os pais deixaram a poupança no passado e hoje aplicam no Tesouro Direto e no CDB. “A minha mãe entendeu o que é a taxa Selic. Para mim, isso é incrível”.
Nathália gosta de traduzir “financês” para quem nunca estudou sobre o assunto. “Quero que a pessoa que assista ao jornal na televisão, saiba o que é inflação. Entenda o que o ministro está dizendo. Eu quero democratizar finanças e economia para as pessoas de baixa renda. ”
Últimas Notícias
Nota Fiscal Paulista irá sortear R$ 2 mi em prêmio especial de Natal; veja quem pode participar
Há 22 horas
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
CPFL fortalece sua estratégia ESG com compromissos ambiciosos para 2030
Uso de dados será principal desafio na gestão de pessoas em 2024
Unipar é reconhecida como Empresa Pró-Ética
Pós-graduação pode ser alternativa para quem quer dar uma guinada na carreira
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.