Exame Logo

Mercado de títulos se prepara para;rebaixamento da GM, diz FT

Em iniciativa rara, a Standard & Poor;s avisou que está avaliando se é apropriado manter estável a perspectiva de rating da GM, já bem perto do fundo do poço

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

Os papéis da General Motors estão escorregando para a vala dos créditos podres. Com 291 bilhões de dólares de dívidas em poder do mercado, o downgrade da montadora terá sérias repercussões, caso se confirme. Logo de cara, criará um impasse para os gestores de fundos de investimento proibidos de lidar com papéis de dívida não classificados com "grau de investimento". Segundo o Financial Times desta segunda-feira (17/1), no final da semana passada a Standard & Poor's tomou a rara iniciativa de anunciar que está avaliando se é apropriado manter estável a perspectiva de rating da GM, ainda que por enquanto reafirme a nota atual, "bbb-", só um degrau acima do junk rating status.

O jornal britânico ouviu de Scott Sprinzen, da S&P, que não é normal a agência entrar nesse tipo de detalhe, mas tanta atenção do mercado convenceu a companhia de classificação de risco a ser mais clara que o normal. Segundo gestores de fundos, a S&P está sinalizando suas intenções bem antes de implementá-las por razões de força maior. Não se sabe se os investidores em créditos de baixa classificação conseguiriam absorver os bilhões de dólares de títulos de dívida da GM que outros administradores de carteira seriam obrigados a desovar. Esse mercado específico movimenta 908 bilhões de dólares nos Estados Unido, segundo o JP Morgan.

Veja também

A própria GM já está se preparando para o tombo. Na semana passada, informa o Financial Times, pouco antes de divulgar uma inesperada projeção de queda dos lucros em 2005, a companhia revelou que sua subsidiária financeira, a GMAC, reestruturou seus empréstimos para permitir a continuidade dos negócios se a matriz for rebaixada.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame