Minhas Finanças

INSS adia a abertura das agências pela terceira vez

As agências abiriam na próxima segunda-feira

INSS: quando abrir, o tempo de funcionamento das agências será parcial (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

INSS: quando abrir, o tempo de funcionamento das agências será parcial (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 21 de agosto de 2020 às 16h12.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou na tarde desta sexta-feira, 21, que adiou novamente a abertura das agências. É a terceira vez que o órgão muda a data.

A previsão era que as agências voltassem a atender de maneira gradual a partir da próxima segunda-feira, 24. Agora, as agências da Previdência Social reabrirão em setembro, em data a ser definida pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. 

Segundo o INSS, em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das agências será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135). 

Também serão retomados os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos, como perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa, reabilitação profissional, justificação judicial e atendimento relacionado ao monitoramento operacional de benefícios.

A reabertura gradual e segura irá considerar as especificidades de cada uma das 1.525 Agências da Previdência Social no país. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.

As unidades que não reunirem as condições necessárias para atender o cidadão de forma segura continuarão em regime de plantão reduzido. O INSS irá disponibilizar um painel eletrônico contendo informações sobre o funcionamento das agências da Previdência Social, os serviços oferecidos e o horário de funcionamento.

Mais de Minhas Finanças

Veja o resultado da Mega-Sena concurso 2752: prêmio acumulado é de R$ 58,1 milhões

Receita libera consulta ao 3º lote de restituição do IR 2024; veja como consultar

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 61 milhões

Ministério da Justiça realiza leilão de 54 quilos de ouro; veja como participar

Mais na Exame