Exame Logo

Gerdau pode perder o grau de investimento

Standard & Poor´s alerta para expectativa de desempenho mais fraco em 2009

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

A agência de classificação de risco Standard & Poor´s (S&P) pode rebaixar a nota de crédito da Gerdau e tirar seu título de grau de investimento. A companhia foi incluída na listagem de monitoramento CreditWatch, e a S&P vai acompanhar seus esforços para compensar os efeitos do enfraquecimento dos negócios.

A expectativa da S&P é de desempenho mais fraco para a empresa neste ano. A decisão de colocar a companhia na listagem de monitoramento se deu a partir da constatação de uma "significativa deterioração na rentabilidade e geração de caixa da Gerdau em decorrência das condições econômicas adversas na América do Norte e nos mercados de exportação do Brasil". A agência acredita que a crise econômica global prosseguirá durante o ano, dificultando a desalavancagem da companhia e, consequentemente, a continuidade de seu enquadramento nos critérios de sua atual categoria de risco. "Acreditamos que a empresa enfrentará queda acentuada nos volumes de vendas e declínio nos fluxos de caixa em 2009 quando comparados aos de 2008; o que deverá retroceder ou impedir quaisquer avanços substanciais em suas métricas de crédito", diz a S&P em relatório.

Veja também

A agência, entretanto, pondera ao destacar que a Gerdau detém uma posição confortável de liquidez, com caixa de 2,3 bilhões de dólares e dívidas de 1,7 bilhão de dólares a serem pagas ao longo de 2009 - valor considerado "administrável" pela S&P. A diversificação geográfica e o crescimento do negócio de aços especiais também são considerados pontos positivos para empresa, contrapostos à crescente alavancagem da companhia após aquisições, à estratégia pautada em compras de outras empresas e à exposição à "volátil e cíclica" indústria de aços longos (utilizados na construção civil), que na visão da S&P "se tornou mais incerta e instável com a piora nas condições econômicas globais".

A deterioração do cenário mundial fez declinar acentuadamente as vendas nos Estados Unidos, assim como as exportações no Brasil. A rentabilidade da Gerdau se manteve em patamar considerado satisfatório pela agência graças à demanda local, que não sofreu tanto quanto os mercados internacionais. A S&P informa que a companhia está trabalhando para reduzir seus custos e, assim, melhorar suas margens. Desde o final de 2008 os spreads metálicos na América do Norte melhoraram, o que pode levar a uma possível recuperação no fluxo de caixa das operações na região nos próximos trimestres.

Caso os esforços da companhia não sejam suficientes para compensar as perdas decorrentes da crise, a S&P poderá rebaixar em um degrau a nota de risco da companhia, que atualmente conta com BBB- para créditos corporativos de longo prazo na escala global, brAAA na escala nacional e BBB- para os títulos da empresa.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame