Exame Logo

GE pagará US$ 1,55 bilhão por 25,5% de banco turco

Negócio faz parte da estratégia do grupo de expandir sua atuação no ramo financeiro em países emergentes

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

A General Electric (GE) irá comprar 25,5% do Garanti Bank AS, terceiro maior banco privado da Turquia, por 1,55 bilhão de dólares (cerca de 1,27 bilhão de euros). A fatia será vendida pelo conglomerado turco Dogus Holding, que detém atualmente 51% do capital do Garanti. O restante das ações do banco estão em circulação no mercado. Os ativos do banco chegam a 20 bilhões de dólares.

De acordo com o americano The Wall Street Journal, o negócio integra a estratégia da GE de expandir sua atuação no ramo financeiro nos países emergentes. Por meio do Garanti, o grupo americano pretende alcançar outros mercados da região. "Pretendemos estabelecer novas parcerias em outros países. Os dois grupos [GE e Dogus Holding] desejam ampliar a presença do Garanti no Oriente Médio, na Ásia Central e na Europa Central", afirma Ferit Sahenk, presidente-executivo do Dogus.

Veja também

A GE estima que 60% de seu crescimento, na próxima década, virá dos mercados emergentes. Uma das áreas fundamentais para esse desenvolvimento será os serviços financeiros de varejo, segundo a empresa área de atuação do Garanti. Seguindo essa estratégia, a GE já adquiriu, recentemente, o DeltaBank, líder na emissão de cartões com a bandeira Visa na Rússia, além de comprar 49,9% de um banco nicaragüense com presença em toda a América Central. O grupo americano também controla diversas financeiras na Europa Central.

A entrada no capital do Garanti marca a estréia da GE na Turquia. O Garanti é um banco de serviços para varejo e empresas, com 405 subsidiárias e 10 805 empregados. Sua carteira de financiamentos para pessoas físicas tem crescido fortemente, à taxa média de 78% por ano, desde 2001, segundo a GE. Apesar disso, os empréstimos pessoais continuam respondendo por uma pequena fatia da economia turca, em comparação com os países europeus, o que demonstra o potencial do negócio para a GE.

A Turquia deve iniciar oficialmente as negociações para entrar na União Européia em outubro (se você é assinante, leia ainda reportagem de EXAME sobre as resistências européias quanto à entrada da Turquia no bloco econômico). A aquisição do Garanti pela GE, de acordo com The Wall Street Journal, é um sinal de que o sistema financeiro do país está se recuperando. Apontados como os principais responsáveis pela crise econômica de 2001, os bancos turcos têm sido constantemente assediados por instituições estrangeiras.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame