Fundo britânico de infra-estrutura terá US$ 2,56 bilhões para investir
No ano passado, fundos aplicaram 150 bilhões de dólares em projetos do setor
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.
A companhia britânica 3i, especializada em private equity e capital de risco, vai lançar um fundo para captar até 1,3 bilhão de libras esterlinas (cerca de 2,56 bilhões de dólares), voltado para projetos de infra-estrutura. A iniciativa é mais um exemplo do crescente interesse dos investidores pelo setor. Somente no ano passado, os fundos dedicados a infra-estrutura somaram 150 bilhões de dólares em todo o mundo - um salto de 180% sobre o montante do ano 2000.
O fundo será listado na bolsa de Londres. Cerca de 700 milhões de libras do fundo serão usados pela 3i para participar de novos empreendimentos. Outros 300 milhões servirão para elevar a fatia da 3i em projetos já em curso, sobretudo na AEG, uma concessionária de água e esgoto comprada por um consórcio por 10,4 bilhões de dólares. A 3i possui mais de 300 milhões de libras investidos em 29 projetos de infra-estrutura.
De acordo com o britânico Financial Times, muitos dos maiores bancos de investimento do mundo, como o australiano Macquarie Bank, estão expandindo agressivamente sua participação no setor de infra-estrutura. No mês passado, o Goldman Sachs elevou em 6,5 bilhões de dólares seu primeiro fundo dedicado ao ramo.