Exame Logo

É melhor alugar ou financiar um imóvel? Faça as contas

Gasta-se mais dinheiro com os juros do financiamento do que com um aluguel, mas é preciso ter disciplina para poupar

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

Alugar um imóvel em vez de entrar num financiamento para comprar a casa própria não é sempre um mau negócio, ao contrário do que diz o senso comum. Em certos casos, gasta-se mais dinheiro com os juros do financiamento do que com um aluguel. A pedido de EXAME, o consultor financeiro Carlos von Sohsten, autor do livro Como cuidar bem do seu dinheiro (ed. Qualitymark), fez uma simulação que mostra essa diferença.

Foi usada como base uma situação hipotética de um investidor que tem 90 000 aplicados e quer comprar um apartamento de 300 000 reais. A dúvida é: vale mais a pena financiar ou pagar aluguel e poupar a diferença para comprar o imóvel a vista? Acompanhe o cálculo:

Veja também

Opção 1: Financiamento

Se decidisse financiar a compra do apartamento, o investidor teria de usar os 90 000 reais que estão aplicados para dar uma entrada. Isso porque nenhum banco empresta todo o valor do imóvel. O financiamento abrange, em média, apenas 70% do total ou 210 000 reais, no caso do investidor que quer comprar um apartamento de 300 000 reais.

Nessas condições, o investidor se enquadra nas regras do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), que prevê a cobrança de uma taxa de juros baixa, de apenas 12% ao ano. Se quisesse quitar a dívida em dez anos, esse investidor pagaria uma prestação mensal de 3 860 reais. No final de dez anos, teria pago 693 000 reais pelo apartamento, nas contas de Carlos von Sohsten. Ou seja, mais do que o dobro do preço inicial.

Opção 2: aluguel

Em vez de financiar, o investidor pode decidir alugar um apartamento equivalente ao que pretendia comprar. Se fizer isso, ele irá pagar um aluguel de 2 100 reais por mês, quantia que representa 0,7% do valor total do imóvel. "Essa é a média de preço do mercado hoje", diz Sohsten.

O valor do aluguel é menor que o da prestação que seria paga para comprar o apartamento, de 3 860 reais. Ou seja, caso optasse pelo aluguel, o investidor ainda teria 1 760 reais por mês para poupar. E não teria de sacar os 90 000 que já tem para dar de entrada. Em dez anos, essa poupança renderia quase 370 000 reais ao investidor, se for considerada uma rentabilidade real bastante conservadora de 3% ao ano. Dito de outra forma, em menos de oito anos, ele teria os 300 000 reais necessários para comprar o apartamento.

O problema dessa conta é que não se sabe quanto o apartamento que o investidor quer comprar custará daqui a dez anos. "O imóvel pode custar mais ou menos, depende da situação do mercado imobiliário e também a depreciação", diz o consultor. "Imóveis mais antigos geralmente são mais baratos".

No entanto, se tiver disciplina financeira para poupar e se estiver disposto a correr esse risco, o investidor vai economizar dinheiro optando pelo aluguel em vez do financiamento, nessa situação hipotética. O gasto com aluguel, ao longo dos oito anos em que precisará poupar para comprar o apartamento, fica em 249 000 reais. Essa quantia, somada aos 300 000 reais, que é o preço do apartamento, dá 549 000 reais. Ou seja, uma economia de 144 00 reais em relação aos 693 000 que seriam desembolsados no financiamento.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame