Como seu cartão pode livrá-lo de apuros em viagens

Pagamentos com cartão trazem vantagens como seguros gratuitos de saúde, benefícios em locação de carros e paparicos como upgrades em hotéis luxuosos e acesso a salas vips

São Paulo – Gastar alguns minutinhos para checar as vantagens oferecidas pelo cartão de crédito pode fazer toda a diferença durante um momento de apuro em uma viagem. Pagar as passagens, aluguel de carro ou estadia com o cartão de crédito pode gerar benefícios como seguro em casos de acidentes, roubos e perdas, seguro de saúde, assistência em casos de extravios de bagagem, entre outros. Além de trazer alguns paparicos, como sala vip de espera nos aeroportos, upgrade de quartos em hotéis luxuosos e até mesmo motoristas para buscar as crianças na escola durante a viagem dos pais.

Como os benefícios variam de acordo com a bandeira, com a categoria do cartão (do básico ao premium) e algumas outras condições, EXAME.com consultou quatro empresas de cartões - MasterCard, American Express, Visa e Diners - para destacar as principais facilidades que cada uma oferece e como elas podem evitar que suas férias sejam frustradas.

Os serviços descritos valem apenas para clientes que fizerem compras com cartões de crédito. As vantagens oferecidas pelos cartões pré-pagos de viagens não foram incluídas na reportagem.

1. Paparicos

American Express: Portadores dos cartões Platinum e Gold podem aguardar seus voos nas salas VIPs da American Express dos principais aeroportos do país (como Congonhas, Guarulhos, Galeão e Santos Dumont) e alguns do exterior (Cidade do México, Buenos Airese EUA). E, apresentando a passagem da American Airlines, Delta Airlines e US Airways, o cliente pode também acessar algumas salas VIPs também destas companhias. Clientes Platinum podem ainda contar com serviços de uma agência de viagens exclusiva que proporciona um atendimento personalizado e planeja cada detalhe da sua viagem a lazer ou a negócios.

Diners: Clientes Diners Club contam com assistência para a compra de ingressos para shows, teatro, entre outros no Brasil e no Exterior. Os clientes também têm acesso às salas VIP nos Aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Santos Dumont, além do acesso a mais de 400 outras salas de aeroportos ao redor do mundo. E ainda contam com serviço de translado entre os Aeroportos de São Paulo e o Hotel Maksoud Plaza.

MasterCard: Acesso a mais de 500 salas VIPs em mais de 90 países em todo o mundo, válido para clientes Glod e Platinum que contratarem o serviço opcionalmente, e gratuitamente para clientes Black. As salas oferecem refrigerantes, jornais e acesso a instalações de trabalho, que incluem telefone, fax, conferência e internet. Algumas salas dão acesso também a convidados. Os clientes do cartão MasterCard Black também contam com serviços como: cuidado de crianças (que inclui motoristas contratados para apanhá-las e deixá-las no colégio); cuidado de animais de estimação; ajudante pessoal para compras (nacionais e internacionais) e localização e compra de presentes raros.


Visa: Os clientes Visa Platinum e Visa Infinite podem participar do programa Visa Luxury Hotel Collection, que garante uma série de benefícios para hospedagens de hotéis de luxo selecionados pela empresa. Alguns deles são: garantia de melhor tarifa disponível; upgrade automático de quarto na chegada; internet no quarto ou estacionamento gratuito com manobristas; café da manhã continental; late check out às 15 horas; status de hóspede VIP; voucher para comida ou bebida de 25 dólares americanos. Para clientes Infinite também há seguro para compras e vouchers de descontos em marcas famosas, como Rolex e Mont Blanc, além de informações e reservas para shows e eventos esportivos especiais.

2. Benefícios em aluguel de carros

American Express: Portadores do cartão American Express Platinum podem se inscrever gratuitamente no Hertz #1 Club Gold e com isso economizar 60 dólares ao ano e ainda obter 15% ou 20% de desconto em cada locação. E para membros do Membership Rewards também existem benefícios associados ao aluguel de carros da Localiza, como upgrades de categoria e descontos.

Diners: A assessoria de imprensa não informou se há benefícios atrelados à locação de veículos.

MasterCard: Pagando a locação de carros com os cartões MasterCard, os clientes têm cobertura de seguro em caso de danos físicos provenientes de colisão, roubo e vandalismo. Para clientes Gold, a cobertura chega a 50.000 dólares (cobre locações nos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico) até 31 dias; cliente Platinum têm cobertura de até 75.000 dólares (em todo o mundo) até 31 dias; e clientes Black de até 75.000 dólares (em todo o mundo) até 60 dias.

Visa: Clientes Visa Gold que alugarem automóveis nas Américas e Caribe e clientes Platinum e Infinite que fizerem o aluguel em qualquer país do mundo, ao utilizar o cartão no pagamento, têm direito a um seguro que cobre custos de reparos ou a substituição de um veículo alugado que tenha sofrido danos ou tenha sido roubado. O cliente deve ser incluído entre os motoristas do automóvel no contrato de aluguel. Os seguros oferecidos pela seguradora devem ser recusados. Alguns automóveis de luxo podem não ser segurados, como Ferrari, Jensen e Lamborghini.

3. Assistência em casos de roubos e perdas

American Express: Em caso de perda ou roubo do cartão, o cliente recebe assistência para realizar o check in/out do hotel. E também recebe auxílio para procura de pertences perdidos durante a viagem. O cliente recebe também assistência para localizar a embaixada mais próxima para ajudá-lo a substituir o passaporte. E ainda, assistência para cancelar cartões de crédito, mesmo os da concorrência.

Diners: Quando estiverem no exterior, clientes Diners Club podem solicitar adiantamento de até 2.000 dólares quando forem roubados ou perderem seus documentos, cartões e dinheiro, além de contar com o serviço de envio de documentos em caso de emergência.

MasterCard: Todos os clientes têm acesso à assistência que bloqueia o cartão e envia um cartão substituto em até 48 horas em todo o mundo e podem solicitar transferências de dinheiro de emergência. A quantia é recebida, em média, até duas horas depois da solicitação em agências da Western Union. À exceção do Standard, todos os clientes têm acesso também à assistência 24 horas em português para entrar em contato com Embaixadas e Consulados, em caso de documentos perdidos ou roubados.


Clientes MasterCard Black têm cobertura contra assalto ou roubo enquanto estiverem usando ou imediatamente após usar um caixa eletrônico (ATM). A cobertura do dinheiro roubado é de até 500 dólares por ocorrência e 1.000 dólares por ano e, em caso de morte decorrente do assalto, o valor sobe para 6.000 dólares.

Visa: Em caso de perda e roubo do cartão, clientes Classic, Gold, Platinum e Infinite têm direito à reposição em até 24 horas na América do Norte e em até um dia útil nos demais continentes. A central está disponível 24 horas por dia durante todos os dias do ano e assiste os portadores de cartão em diversos idiomas, inclusive o português.

4. Assistência médica de emergência

American Express: Clientes Platinum, Gold e Green, em situações de urgência, terão cobertura para pagamento de despesas hospitalares e médicas. Também contam com assistência odontológica em caso de de emergência e assistência para prescrição de medicamentos que forem resultantes de atendimento médico/odontológico emergencial. A cobertura em países da Europa é de até 30.000 euros. A assessoria de imprensa da American Express não informou o valor da cobertura em outros países.

Visa: O portador dos cartões Classic e Gold contam com assistência para tomar as providências necessárias para localizar serviços médicos, transporte de emergência e para informar amigos, parentes ou conhecidos, sempre que necessário. O portador do cartão será responsável por todos os custos e os familiares também podem desfrutar do benefício. O serviço inclui o envio dos filhos de volta para casa. Em caso de morte, a central irá tomar todas as providências necessárias junto aos membros da família ou amigos para enviar o corpo de volta ao país de origem.

Além destes benefícios, clientes Platinum e Infinite e seus familiares ganham, ao pagar a passagem com o Visa, cobertura para diversos serviços médicos, sem qualquer franquia, enquanto estiverem no exterior. Também há cobertura de despesas médicas em viagens à Europa com valor máximo de 30.000 euros.

MasterCard: Os cartões MasterCard Black e Platinum oferecem seguro saúde sem custo adicional que vale para os portadores de cartão, cônjuges e dependentes, no valor de até 25.000 dólares e 30.000 euros na Europa, enquanto estiverem no exterior. Pagando a passagem com os cartões, há garantia de serviços de remoção médica de emergência e repatriamento de corpo. Os clientes Standard e Gold, podem contratar os serviços de assietência médica pagando um valor adicional.

5. Coberturas de acidente durante a viagem

American Express: os clientes possuem cobertura para acidentes durante a viagem. Detalhes sobre as condições do seguro não foram  informados pela assessoria de imprensa.

Diners: Os cartões Diners disponibilizam o seguro viagem para acidentes pessoais, válido em caso de morte acidental ou invalidez permanente decorrente de acidente durante a viagem segurada. Para ter direito à indenização de até 150.000 reais, a passagem deve ser comprada com o cartão Diners Club. Os membros da sua família também estão cobertos pelo seguro, desde que estejam viajando em sua companhia.


Visa: Todos os clientes, seus cônjuges e filhos menores de 23 anos que sejam seus dependentes econômicos recebem cobertura em caso de falecimento acidental ou danos físicos. Os segurados do Visa Classic estão cobertos até uma quantia máxima de 75.000 dólares por pessoa; a cobertura para clientes Visa Gold é de até 250.000 dólares; Platinum até 500.000 dólares; e Infinite 1.500.000 dólares. O portador deve pagar o valor total das passagens com os cartões para participar do benefício.

MasterCard: Viagens pagas com os cartões MasterCard têm cobertura contra morte acidental, perda de membros ou paralisia. Para a categoria Standard, a cobertura é de até 75.000 dólares; Gold, até 250.000 dólares; Platinum, cobertura de até 500.000 dólares; e Black de até 1.000.000 dólares. Além do usuário, seu cônjuge e filhos solteiros dependentes também recebem a cobertura, mesmo sem estar na companhia do portador do cartão.

6. Assistência em atrasos e perdas de voo

American Express: A assessoria de imprensa não informou se existe seguro em casos de cancelamentos ou atrasos de voos.

Diners: Os clientes contam com seguro para atraso e cancelamento de voos no exterior. A assessoria de imprensa da empresa não informou qual é o valor da cobertura.

MasterCard: Cobertura de até 3.000 dólares no caso de cancelamento inesperado devido a morte, lesão grave ou enfermidade de viagens e de até 200 dólares em atrasos de mais de quatro horas. Válido apenas para clientes do cartão Black, cônjuge e filhos dependentes que pagarem a passgem com o cartão.

Visa: Todos os clientes da Visa recebem assistência para substituição e entrega da nova passagem em caso de perda, em compras feitas com o cartão. Na categoria Infinite, o portador, o cônjuge e filhos dependentes recebem cobertura de despesas de viagem e/ou hospedagem pagas e não reembolsáveis. A proteção vale para viagens canceladas em razão de doença ou lesão grave, morte inesperada do portador do cartão, de um companheiro de viagem ou de um familiar imediato ou em caso de dano acidental na residência ou empresa do portador do cartão até 10 dias antes da data do embarque. A cobertura vale também para voos atrasados ou interrompidos por mais de seis horas.

7. Bagagem extraviada ou atrasada:

American Express: Em caso de bagagem extraviada em viagens pagas com o cartão, o cliente recebe assistência para recuperá-las. A empresa se encarrega de entrar em contato com as companhias aéreas para verificar a situação da bagagem e para obter informações sobre possíveis compensações oferecidas pelas companhias aéreas no caso de atraso.

Diners: Ao pagar a passagem com os cartões Diners Club, o portador e os membros da família que estiverem viajando junto com ele são cobertos por um seguro contra perda, furto, roubo ou danos de bagagens. A indenização do seguro pode chegar a até seis vezes o valor da passagem, limitado ao valor de 10.000 reais. Em casos de compra de pacote turístico, pagamento das despesas com hospedagem ou gastos no exterior acima de 300 reais, o limite da indenização é de até 6.000 reais.

MasterCard: O portador do cartão recebe assistência disponível para localização da bagagem. E para os clientes Black, há inclusive um reembolso de até 1.200 dólares para perda de bagagem e de até 500 dólares para atraso acima de quatro horas.

Visa: Em todas as categorias de cartão, o cliente recebe auxílio da central da Visa sobre as providências necessárias para a substituição dos itens perdidos e para que seja recebido um adiantamento em dinheiro. Todas as despesas são pagas pelo portador do cartão, à exceção dos clientes Visa Infinite (seu cônjuge e filhos dependentes), que podem receber reembolso de até 1.500 dólares no caso de extravio.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 1,90

Nos três primeiros meses,
após este período: R$ 15,90

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.