Citigroup pode se listar na Bolsa de Tóquio
Registro seria mais um passo para expandir os negócios no Japão
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.
O Citigroup avalia a possibilidade de requerer seu registro na Bolsa de Tóquio, como parte da estratégia para ampliar suas operações no Japão. Recentemente, o banco americano anunciou que pretende dobrar o número de agências de varejo no país e triplicar as operações do segmento corporativo. O Citigroup também está criando uma holding financeira para coordenar os negócios locais.
Segundo o jornal britânico Financial Times, a listagem seria uma grande conquista da Bolsa de Tóquio que, nos últimos anos, viu cair o número de companhias estrangeiras registradas. No final dos anos 90, 125 empresas não-japonesas negociavam seus papéis no pregão. No final de 2006, o número era de apenas 25. "A Bolsa de Tóquio receberia muito bem o registro do Citigroup. Isso melhoraria nossa imagem", afirmou a bolsa em comunicado à imprensa.
A intenção do banco americano também coincide com os esforços do governo japonês para evitar que Tóquio perca a liderança do mercado financeiro asiático. As autoridades estudam medidas para revitalizar o mercado de capitais local. Além disso, os japoneses têm se aproximado de seus maiores rivais - as bolsas de Nova York e de Londres. No mês passado, a Bolsa de Tóquio assinou um acordo com os nova-iorquinos. Em paralelo, negocia a aquisição de uma parte da bolsa londrina.