Exame Logo

Citigroup diz que mercado de capitais vive momento difícil

Maior conglomerado financeiro do mundo apresentou queda de 28% nas receitas com renda fixa, refletindo um aplainamento da curva de juros. Lucro líquido foi de US$ 5 bilhões

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

O faturamento do Citigroup no segundo trimestre caiu 3,2% por causa de um fraco desempenho no mercado de renda fixa. Ao anunciar o resultado, o tom adotado pelo presidente executivo do maior conglomerado financeiro do planeta, Charles Prince, foi sombrio. Ele qualificou o ambiente para os mercados de capitais como "um dos piores que já vimos em anos".

Analistas apostavam em uma receita de 22,16 bilhões de dólares, mas o Citi faturou 20,17 bilhões, ante 20,86 bilhões no segundo trimestre de 2004. Houve queda de 28% nos mercados de renda fixa, refletindo um aplainamento da curva de juros. O desempenho geral em mercado de capitais caiu 12%. Na área corporativa e de investimentos, a receita caiu 15%.

Veja também

Houve forte avanço na Ásia e na América Latina, levando a área internacional voltada a consumo para um crescimento de 10%. Essa área que inclui cartões de créditos, empréstimos pessoais e crédito direto ao consumo.

Perdas e ganhos

O lucro líquido do Citigroup foi de 5,07 bilhões de dólares, ante 1,14 bilhão há um ano. No segundo trimestre do ano passado, porém, a instituição pagou pesadas somas -- 4,95 bilhões -- para reparar clientes prejudicados pelaWorldcome elevar suas reservas para cobertura de ações judiciais.

No segundo trimestre deste ano, o banco pagou 2 bilhões de dólares a acionistas daEnron, mas como o dinheiro saiu das reservas, não afetou os ganhos no período.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame