Minhas Finanças

Cartão pré-pago da Amex já está disponível no HSBC

Cartão pré-carregado em moeda estrangeira, voltado para quem viaja ao exterior, passa a ser ofertado para clientes do banco

Cartão está disponível em dólar americano, libra esterlina e euro (Divulgação)

Cartão está disponível em dólar americano, libra esterlina e euro (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de abril de 2012 às 18h47.

São Paulo - Correntistas do HSBC já podem adquirir o cartão pré-pago de viagem American Express GlobalTravel Card. O cartão é pré-carregado em moeda estrangeira e, como outros produtos do gênero, tem duas principais vantagens: o fato de que a taxa de câmbio é fixada no dia de aquisição ou recarga do cartão e o fato de o IOF cobrado ser o mesmo das operações normais de câmbio, de 0,38%. O IOF cobrado em pagamentos feitos com cartão de crédito internacional é de 6,38%.

O cartão está disponível em três moedas estrangeiras: dólar americano, libra esterlina e euro. Ele pode ser utilizado para pagamentos em estabelecimentos como lojas, hotéis e restaurantes, compras on-line em sites no exterior, além de saques em caixas eletrônicos onde os cartões American Express são aceitos. É cobrada uma tarifa de saque de 2,50 dólares ou euros ou 1,75 libras, e no caso de saques em moedas diferentes da moeda do cartão, o cliente paga uma taxa de conversão de 3% sobre o valor já convertido.

Os cartões pré-carregados em moeda estrangeira são boas opções para quem quer ter um controle maior sobre os gastos da viagem. Por ser pré-pago e não estar vinculado a uma conta bancária, ele permite que o cliente gaste somente o saldo que estiver carregado no cartão. A mesma vantagem encontrada por quem opta por sacar o dinheiro no início da viagem, mas com o diferencial de a pessoa não ter a preocupação de onde guardar o dinheiro em espécie.

E o cliente também encontra facilidades no caso de perda ou roubo do cartão.  “Uma das coisas interessantes do Global Travel Card é que o cliente já recebe dois cartões, um principal e um reserva. Se ele perde o cartão principal, ele liga na central de atendimento, já faz o bloqueio e ativa o cartão backup. Se ele perder os dois, pode solicitar a reposição do cartão gratuitamente”, explica Rose Del Col, vice-presidente das Américas para Produtos Pré-Pagos da American Express.

A recarga do cartão do HSBC pode ser feita pelo telefone de qualquer lugar do mundo e o saldo não tem prazo de expiração. O cartão do HSBC é exclusivo para correntistas. O cartão pré-pago da Amex também é oferecido aos clientes Bradesco, Itaú e Safra.

As bandeiras Visa e Mastercard também possuem cartões de viagem pré-pago. O Visa TravelMoney pode ser carregado em dólar americano, dólar australiano, dólar canadense, dólar neozelandês, euro, franco suíço, libra esterlina, iene, peso argentino, peso chileno, peso boliviano e rand. Já o MasterCard Cash Passport está disponível em dólar americano, euro e libra esterlina.

Acompanhe tudo sobre:BancosEmpresasEmpresas inglesasFinançasHSBCViagensviagens-pessoais

Mais de Minhas Finanças

Mega-Sena acumulada: quanto rendem R$ 53 milhões na poupança

Bancos brasileiros apresentam instabilidade após 'apagão cibernético' desta sexta-feira

Bolsa Família paga hoje para quem tem NIS final 2

Veja o resultado da Mega-Sena concurso 2750: prêmio acumulado é de R$ 45 milhões

Mais na Exame