EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.
A Caixa Econômica Federal lançou um fundo de investimento que destinará um terço do valor arrecadado com a taxa de administração ao patrocínio de atletas olímpicos. O Fundo de Investimento Caixa FIC Pró-Olímpico Brasil DI Longo Prazo terá uma taxa de 3% ao ano, e será formado principalmente por títulos públicos federais atrelados ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que nos últimos 30 dias teve variação de 0,97%.
A aplicação mínima será de 100 reais. O valor que a Caixa destinará a atletas será repassado ao Projeto Equipes Olímpicas Permanentes, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que oferece acompanhamento técnico, material esportivo e outros subsídios a equipes.
De acordo com a Caixa, o fundo segue a tendência mundial do investimento socialmente responsável. Nessa linha, a instituição também já lançou o Fundo Fome Zero Curto Prazo, que destina 50% do valor arrecadado com a taxa de administração a programas de combate à fome e erradicação da pobreza do governo. O Fome Zero Curto Prazo tem taxa de administração anual de 5% e teve rentabilidade de 0,516% em abril.