Exame Logo

Bolsas europeias sobem, puxadas por mineração

As Bolsas europeias encerraram o dia em alta ao fim de uma sessão volátil, com os índices alternando altas e baixas durante grande parte da sessão. Segundo analistas, os mercados estavam sem direção, mas encontraram algum suporte nos papéis do setor de matérias-primas. Em Londres, o índice FT-100 avançou 0,62%, para 5.092,33 pontos. Em Paris, […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

As Bolsas europeias encerraram o dia em alta ao fim de uma sessão volátil, com os índices alternando altas e baixas durante grande parte da sessão. Segundo analistas, os mercados estavam sem direção, mas encontraram algum suporte nos papéis do setor de matérias-primas.

"Os mercados ainda estão nervosos depois das oscilações na sexta-feira nos Estados unidos e ainda temem que a força registrada hoje pode ser passageira, diante da falta de notícias", alerta David Jones do IG Index. Ele prevê volatilidade nos próximos dias.

Veja também

As ações se recuperaram das mínimas registradas na semana passada devido às preocupações sobre como as economias "periféricas" da Grécia, da Espanha e de Portugal vão reduzir os seus gigantescos déficits orçamentários. No fim de semana, os ministros das Finanças do G-7 (grupo das sete economias mais ricas) debateram a situação da Grécia em um encontro no Canadá, mas não anunciaram nenhuma medida.

Os papéis da mineradora Randgold Resources subiram 6,44%, após a companhia reportar que seu lucro líquido subiu para US$ 32,1 milhões no quarto trimestre de 2009, ante US$ 9,1 milhões no mesmo período do ano anterior, impulsionado pela alta da produção de ouro.

As ações da Xstrata avançaram 3,56% com o anúncio de que a mineradora vai retomar o pagamento de dividendos. "Esta semana vamos ouvir falar de muitas das empresas do setor de mineração", disse Jonathan Jackson, diretor de ações na corretora britânica Killik & Co., referindo-se aos resultados da BHP Billiton e da Rio Tinto, entre outros. "Esperamos que o tom dos resultados mostre mais do que pareceu na declaração de hoje da Xstrata", acrescentou.

Entre as baixas, as ações da empresa de software SAP caíram 2,47%, depois que o executivo-chefe da companhia, Leo Apotheker, pediu demissão no fim de semana. Já a British Airways recuou 3,40%, refletindo a decisão da Standard & Poor's de rebaixar seus títulos da dívida e de manter negativas as perspectivas para companhia aérea.

As ações da empresa norueguesa de serviços petrolíferos Aker Solutions Oil recuaram 7,3%. A companhia declarou que ficou "desapontada" por ter ficado de fora de um contrato para construir uma instalação de petróleo no Mar do Norte.

Com informações da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame