Exame Logo

Bolsas da América Latina voltam a atrair investidor, diz estudo

As bolsas latino-americanas estão mais atrativas para os investidores internacionais. Estudo feito pela Thomsom Financial Brasil mostra que mercados da América Latina se deram melhor na comparação com mercados emergentes de outras regiões do mundo. Além das boas perspectivas de lucro e preços atraentes, a liquidez das bolsas latinas - fator determinante para os investidores […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

As bolsas latino-americanas estão mais atrativas para os investidores internacionais. Estudo feito pela Thomsom Financial Brasil mostra que mercados da América Latina se deram melhor na comparação com mercados emergentes de outras regiões do mundo. Além das boas perspectivas de lucro e preços atraentes, a liquidez das bolsas latinas - fator determinante para os investidores - está maior.

Segundo os analistas da Thomsom Financial, o tempo de retorno dos investimentos feitos na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) é de 5,96 anos - abaixo da média da América do Norte (19,4 anos), da Ásia/Pacífico (17,68) e da Europa (18,61). Na América Latina (que teve média de 9,44), o retorno do investimento só é mais rápido no Peru (2,52) e na Colômbia (5,11) - mercados que, entretanto, perdem atratividade no quesito liquidez.

Veja também

O aumento da liquidez internacional, sustentado pelos níveis historicamente baixos das taxas de juros na Europa e nos Estados Unidos, junto com a (ainda modesta) recuperação do mercado americano, ajudaram a, segundo o estudo, diminuir a aversão ao risco dos investidores globais. Localmente, colaboram ainda a recuperação na demanda de commodities, os baixos preços dos ativos latino-americanos, a valorização das moedas locais frente ao dólar e a melhoria no ambiente político.

O estudo da Thomsom foi feito com base na relação preço/lucro - indicador que combina o preço atual de um papel com as expectativas de lucro que os analistas têm com relação à companhia. Também foi levada em conta a capitalização de mercado, que reflete o tamanho e a liquidez de uma bolsa ao estimar o valor das empresas cotadas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame