Exame Logo

BNDES e Petrobras assinam contrato de financiamento da P-52

Banco concederá crédito de 378 milhões de dólares para a aquisição de bens e serviços nacionais. Projeto da plataforma está orçado em 895 milhões de dólares

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Petrobras assinam, nesta sexta-feira (26/11), o contrato de financiamento para a construção de parte da plataforma semi-submersível P-52, no valor de 378 milhões de dólares. Pelo acordo, o dinheiro só poderá ser usado para a aquisição de bens e serviços com taxa mínima de nacionalização de 60%, segundo os critérios do BNDES. O custo total da P-52 será de 895 milhões de dólares.

Os recursos irão para uma subsidiária da Petrobras na Holanda, a Petrobras Netherlands BV, cujo principal objetivo é a compra, venda e arrendamento de embarcações e equipamentos para exploração de petróleo. Atualmente, a subsidiária possui quatro contratos de arrendamento com a Petrobras, envolvendo as plataformas P-8, P-15 e P-32, além do navio-plataforma FSO P-47.

Veja também

Com o dinheiro, a Petrobras Netherlands contratará a construção da P-52 junto ao consórcio composto pelas empresas Fels Setal e Technip Engenharia, que venceram a licitação para construí-la em setembro do ano passado.

Do total orçado para o projeto (895 milhões de dólares), a construção e a montagem da plataforma consumirão 758 milhões, dos quais 137 milhões referem-se aos módulos de geração elétrica e compressão de gás. A assinatura do contrato contará com a presença do novo presidente do BNDES, Guido Mantega, que deixou o Ministério do Planejamento para assumir o comando do banco após ademissão do economista Carlos Lessa, em 18 de novembro.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame