BB lança fundo que abre investimento em imóveis do banco
Aplicação mínima é de 2 mil reais e a reserva de cotas começa em novembro
Da Redação
Publicado em 5 de setembro de 2012 às 17h03.
São Paulo – O Fundo Imobiliário lançado pelo Banco do Brasil esta semana, que pretende captar 1, 591 bilhão de reais, fará investimentos em 94 imóveis de propriedade do banco. São 26 agências bancárias e o restante são imóveis de ocupação mista, como edifícios com agências e outras repartições do banco e imóveis residenciais, que podem ser usados como apartamentos funcionais.</p>
Segundo informa o prospecto preliminar da operação, os ativos alvos do fundo são: “Os imóveis ou direitos reais sobre imóveis, de natureza comercial, incluindo, sem limitação, lojas comerciais, prédios comerciais, lajes corporativas, conjuntos comerciais, agências de instituições financeiras e/ou salas comerciais, todos destinados à locação, que poderão ser objeto de investimento pelo Fundo”. Estes imóveis serão transferidos ao Fundo e alugados pelo próprio BB, em um contrato com duração de 10 anos, que poderá ser renovado por tempo indeterminado.
Esta é a maior oferta pública realizada por um Fundo Imobiliário neste ano. O aporte mínimo para investir no Fundo de Investimento Imobiliário BB Progressivo II é de 2.000 reais, valor correspondente a 20 cotas.
Os investidores poderão realizar a reserva de cotas entre os dias 7 e 26 de novembro deste ano. Nesta reserva, o investidor interessado assinará um contrato informando a quantidade de cotas que pretende comprar. No dia 28 de novembro será realizado um comunicado do resultado de alocação das cotas. Isto ocorre para que, no caso de haver maior demanda do que cotas disponíveis, seja feito um rateio das cotas entre os investidores. Após este comunicado, no dia 29 de novembro, será realizada então a primeira liquidação da oferta, na qual as cotas serão repassadas aos investidores efetivamente.
A negociação das cotas do fundo será realizada exclusivamente na BM&FBovespa e a data para o início da negociação será definida depois da liberação da para negociação pela bolsa.
Especialistas em finanças orientam que antes de realizar uma aplicação em um Fundo de Investimento, o prospecto seja lido com muita atenção. No caso dos Fundos Imobiliários, a orientação feita é que se busquem informações principalmente sobre os riscos envolvidos na aplicação, os encargos, a distribuição de proventos e sobre os ativos que compõem a carteira do fundo.
Além do BB, também participarão da coordenação da distribuição de cotas o Banco Votorantim, o Bradesco BBI e o BTG Pactual.
A disponibilização do prospecto definitivo do BB Progressivo II será feita apenas no dia 7 de novembro, mas o prospecto preliminar da operação já pode ser consultado. Veja a seguir:
bbprogressivoii_prospecto http://www.scribd.com/embeds/105030679/content?start_page=1&view_mode=scroll&access_key=key-1tm6l6dswzh1c21anyuu