Banco Mundial libera US$ 60 milhões para o Brasil
O Banco Mundial (Bird) aprovou dois empréstimos, num total de 60 milhões de dólares, para obras de saneamento básico e de combate à degradação ambiental no Brasil. Do total, 36 milhões irão para o governo do Espírito Santo, com o objetivo de ampliar as redes de água e esgoto do estado. Os outros 24 milhões […]
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
O Banco Mundial (Bird) aprovou dois empréstimos, num total de 60 milhões de dólares, para obras de saneamento básico e de combate à degradação ambiental no Brasil. Do total, 36 milhões irão para o governo do Espírito Santo, com o objetivo de ampliar as redes de água e esgoto do estado. Os outros 24 milhões serão usados pela prefeitura de Betim (MG) para combater a degradação ambiental causada pelo crescimento desordenado da área urbana do município. Ambos empréstimos têm taxa fixa de juros e prazo de pagamento de 17 anos, incluindo cinco anos de carência.
No Espírito Santo, os recursos serão suficientes para estender a rede de água para mais 1,6 milhão de habitantes e a rede de esgoto para mais 350 mil pessoas. A Secretaria de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos do Espírito Santo aplicará uma parcela dos recursos em um programa de limpeza das praias que contará com a participação de moradores e turistas. O objetivo é proteger áreas litorâneas degradadas, próximas à região metropolitana de Vitória.
Já a prefeitura de Betim aplicará o dinheiro na implementação do Programa de Desenvolvimento Integrado do município. Serão realizadas obras de ampliação dos sistemas de água e esgoto, melhoria da infra-estrutura urbana e de serviços sociais, bem como o combate à degradação ambiental causada pelo crescimento desordenado da cidade.