Minhas Finanças

Arcelor divulga preço final da oferta a minoritários brasileiros

Leilão de compra dos papéis está marcado para esta tarde na Bovespa

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

O preço final da oferta de recompra das ações dos minoritários brasileiros da Arcelor foi divulgado nesta segunda-feira (4/6) pela Mittal Steel. O grupo comprou a Arcelor em 1º de agosto do ano passado, transformando-se na maior companhia siderúrgica do mundo. O negócio levou a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) do Brasil a exigir que a empresa fizesse uma oferta aos minoritários do país nos mesmos termos da transação internacional. Depois de muitas disputas (inicialmente, a Mittal recusou-se a realizar a oferta), o leilão de recompra dos papéis está marcado para esta tarde e a companhia divulgou os termos finais da proposta.

Os investidores poderão escolher entre duas formas de pagamento. Na oferta mista, o minoritário receberá 10,82 reais em dinheiro, já corrigido pelos dividendos e juros pagos pela companhia, e 0,3568 ações ordinárias classe A da Arcelor Mittal para cada ação da Arcelor Brasil.

Quem optar pela oferta em dinheiro receberá 53,89 reais por ação. A quantia corresponde a 0,3568 ação da Mittal Steel, com base na cotação de fechamento dos papéis da companhia na Bolsa de Nova York em 1º de junho de 2007. O valor será convertido a uma taxa de câmbio de 1,9052 real por dólar. A outra parcela da conta é o valor fixo de 10,82 reais em dinheiro.

O leilão está marcado para esta tarde na Bolsa de Valores de São Paulo. Segundo os analistas, a expectativa é de que haja grande adesão os minoritários à oferta, pois os valores estão próximos ao preço-alvo das ações, projetadas pelas corretoras para dezembro. A Arcelor Brasil possui cerca de 13.000 minoritários, mas a concentração dos papéis é elevada. Estima-se que os 1.000 maiores acionistas detenham 99% dos papéis. Atualmente, a Arcelor Mittal detém 67% do capital da Arcelor Brasil. Há 213,2 milhões de ações ordinárias da unidade brasileira em circulação no mercado. Por volta das 15h10, as ações da Arcelor Brasil recuavam 0,47% e eram negociadas a 53,25 reais cada.

Se a adesão ficar acima de dois terços, mas abaixo de 95%, a oferta será mantida por mais três meses. Nesse período os interessados poderão vender seus papéis pelo mesmo valor, corrigido pela Taxa Referencial do intervalo. Se a adesão superar 95%, a empresa recorrerá à compra compulsória dos papéis remanescentes - um instrumento previsto em lei. O próximo passo será o fechamento do capital da Arcelor Brasil.

Os participantes da oferta devem ficar atentos para as seguintes datas:

8 de junho - pagamento a quem optou pela oferta em dinheiro;

26 de junho - pagamento a quem optou pela oferta mista (ações e dinheiro);

5 de junho a 4 de setembro - prazo para quem não participou do leilão, mas deseja aderir à oferta (caso o leilão tenha uma adesão entre dois terços e 95% do total).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

BC comunica vazamento de dados de 1,3 mil chaves do Pix, o 12º do ano

Aposentados podem excluir desconto indevido de associação pelo Meu INSS; veja como

Consumidores têm até 30 de novembro para negociar dívidas bancárias em Mutirão

Como calcular o valor do 13º salário; pagamento acontece esta semana