Exame Logo

Agência Fitch coloca o Bancoob em observação negativa

Decisão foi motivada pelo grande percentual de recursos que o Bancoob investiu em CDBs do Banco Santos, que está sob intervenção federal

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

A agência de classificação de risco Fitch Ratings colocou em observação negativa os ratings do Bancoob. O Bancoob é um banco comercial com sede em Brasília que presta serviços a cooperativas de crédito rurais e urbanas. É uma instituição de pequeno porte, que ocupa o 40º lugar por ativos entre os bancos, segundo o Banco Central. Em junho, seus ativos eram de 1,7 bilhão de reais.

O que causou a observação negativa que não deve ser confundida com um rebaixamento da classificação de risco foi o fato de o Bancoob ter 17,1 milhões de reais, cerca de 27% do seu patrimônio líquido, aplicado em Certificados de Depósito Bancário (CDBs) no Banco Santos, que está sobintervenção desde o dia 12 de novembro. A intervenção do Santos faz com que o Bancoob arrisque-se a não receber seu dinheiro de volta. "Se isso acontecesse", diz Maria Rita Gonçalves, superintendente da Fitch, "o banco teria problemas de alavancagem e de adaptação aos padrões do Acordo de Basiléia". Esse acordo regula a relação entre o patrimônio de um banco e o total de seus empréstimos.

Veja também

A eventual inadimplência dos CDBs do Santos reduziria o patrimônio do Bancoob e o obrigaria ou a injetar mais capital, ou a reduzir o volume de crédito. Ela diz que esse problema não deverá afetar a liquidez do Bancoob, porque o banco tem uma carteira de empréstimos muito pulverizada. "Os depósitos são de 400 milhões de reais e a situação de caixa é satisfatória", diz Maria Rita.

O banco afirma que seu prejuízo, se houver, será muito menor do que os 17,1 milhões aplicados no Santos. O Bancoob tem de pagar 15,9 milhões de reais ao banco de Edemar Cid Ferreira, que investiu essa quantia em CDBs rurais no Bancoob. Os diretores do banco de Brasília esperam poder liquidar essa conta por diferença. "Na pior das hipóteses, nosso prejuízo seria de 1,2 milhão de reais", diz Oduvaldo Firetti, diretor administrativo e de tecnologia do Bancoob. "O interventor do Banco Central e o departamento jurídico do Banco Santos concordam que podemos liquidar essas pendências por diferença", afirma Firetti.

O fato de a Fitch ter colocado o banco em observação negativa não indica que sua classificação de risco tenha sido afetada. "A observação é para acompanhar um evento de curto prazo", diz Maria Rita. "Se os acontecimentos forem favoráveis ao Bancoob, é bem provável que sua classificação de risco não seja afetada."

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame