Exame Logo

Ação da Vale está cara, diz corretora do Santander

Analistas não esperam que os papéis da mineradora tenham um desempenho acima do Ibovespa

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

Em comunicado enviado nesta quarta-feira (10), a corretora do Santander, que trabalha de forma independente do banco, revisou o preço-alvo das ações da Vale. Para 2010 a corretora estabeleceu o valor para 42 reais por papel da mineradora, contra os 35 reais para este ano. A valorização do real, a queda do risco-país e o aumento de vendas também foram fatores levados em conta na análise da corretora, que manteve sua recomendação "manutenção" para os papéis da empresa.

"Embora o cenário global de commodities tenha melhorado recentemente, nós não esperamos que a Vale tenha desempenho acima da média do mercado (outperform) no Ibovespa", afirmou a corretora.

Veja também

Os estoques de minério de ferro acumulados nos portos chineses estão altos - são cerca de 70 milhões de toneladas - e, para o Santander, as compras podem desacelerar no curto prazo. A atual dependência da Vale da China é alta (no primeiro trimestre o país foi responsável por 66% do volume de vendas de minério de ferro, contra 29% em 2008). Se a China diminuir suas importações, os papéis da Vale podem sofrer.

A corretora acredita ainda que a mineradora brasileira pode se tornar um investimento mais atrativo num cenário positivo para 2010, o que incluiriria um aumento no volume de vendas de, pelo menos, 33% ou então decréscimo de 10% no preço do minério de ferro.

Às 11h37, os papéis preferenciais da Vale (VALE5) subiam 1,15%, negociados a 33,46 reais. No mesmo instante o Ibovespa registrava alta de 0,78%, aos  53.571 pontos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame