Minhas Finanças

A melhor época para reservar hotéis nas festas de dezembro

Estudo do TripAdvisor mostra com quanto tempo de antecedência é possível economizar até 55% no valor de hotéis em nove regiões ao redor do mundo

Em Nova York, é possível economizar até 25% caso a reserva seja feita a partir do meio de novembro

Em Nova York, é possível economizar até 25% caso a reserva seja feita a partir do meio de novembro

Marília Almeida

Marília Almeida

Publicado em 20 de outubro de 2016 às 18h57.

Última atualização em 21 de outubro de 2016 às 11h54.

São Paulo – Quem está planejando a viagem para o período de festas em dezembro ainda pode economizar em diárias de hotéis, dependendo do destino escolhido. Um exemplo são os Estados Unidos, quando o melhor momento para reservar hotéis para o período é a partir de novembro. No país, é possível encontrar diárias até 21% mais baratas do que as cobradas em meses anteriores. A economia máxima é registrada na semana do Dia de Ação de Graças, no dia 24 de novembro.

O mesmo conselho vale para Barcelona, Londres e Paris, para os quais o ideal seria fazer a reserva a partir de novembro, quando é possível encontrar descontos de 19%, 35% e 23% nas acomodações, respectivamente, se compararmos com os valores cobrados nos períodos mais caros.

É o que revela um levantamento feito pelo site de planejamento e reservas de viagens TripAdvisor, que mostra o período mais econômico para reservar hotéis para as duas últimas semanas de dezembro em nove regiões e 26 cidades turísticas ao redor do mundo.

A melhor época para viajar varia de acordo com a região ou a cidade de destino do viajante e foi determinada com base nos períodos em que as diárias de hotéis são menores do que a média histórica de preços para o destino.

Enquanto a maior parte dos destinos tem mudança gradual nos preços ao longo do ano, outros apresentam um crescimento considerável dos preços semana a semana quando se trata de reservas para os feriados de fim de ano.

O TripAdvisor analisou informações obtidas a partir dos preços de reserva do site e de empresas parceiras, incluindo agências de viagem online e fornecedores hoteleiros, no período de dezembro de 2014 a dezembro de 2015. O site incluiu no estudo apenas os hotéis com informações sobre preço das diárias consideradas representativas.

Veja abaixo os potenciais de economia para cada uma das regiões e cidades incluídas no estudo e veja qual a melhor época para reservar hotéis para as festas de dezembro.

América do Sul

Quem pretende viajar a países sul-americanos, pode economizar até 10% ao realizar reservas de hotéis entre julho e setembro. Em reservas de última hora, feitas no último minuto da segunda semana de dezembro, os preços podem ser 5% mais baixos.

Estados Unidos

Os preços de hotéis nos Estados Unidos são praticamente constantes de março a novembro, mas quem fizer a reserva a partir de novembro pode economizar até 21% no valor da estadia.

Europa

Viajantes que planejam uma visita à Europa em dezembro devem reservar seus hotéis de março a novembro para economizar até 15% do valor em relação ao preço cobrado no período mais caro.

Ásia

Reservar um hotel na Ásia a partir de setembro pode garantir uma economia de até 16% em relação ao valor cobrado durante os meses mais caros. A média de valor das acomodações na região em dezembro é de 216 reais por noite.

Caribe

A média de preços de estadia no Caribe se mantém praticamente estável durante todo o ano, variando poucos pontos porcentuais. A média é de 770 reais por noite.

América Central

Reservar um hotel antes de agosto é a melhor forma de economizar com estadia na América Central, quando os preços começam a subir e ficam até 5% mais caros em dezembro.

Oriente Médio

Para quem planeja uma visita ao Oriente Médio, a economia pode chegar a até 17% se a reserva for feita a partir de novembro. Os preços têm leve aumento de três a quatro semanas antes da viagem, caindo novamente para reservas de última hora e nas duas semanas que antecedem a estadia.

África

Viajantes que buscam um hotel na África nas duas últimas semanas de dezembro podem encontrar preços at[e 10% menores se fecharem a reserva em novembro.

Pacífico Sul

Em viagens para o Pacífico Sul, o recomendado é reservar o hotel de julho a dezembro, quando é possível economizar até 10% do valor. Os preços mais baixos são encontrados entre setembro e o fim de novembro.

Melhores épocas para reservar hotéis nas festas de dezembro em 26 cidades 

DestinoReservaEconomia
BancocA partir de julho13%
BarcelonaA partir de novembro19%
BeijingA partir de outubro17%
BerlimDe novembro a dezembro35%
Buenos AiresA partir de setembro; ofertas especiais no fim de dezembro14%
CancunFim de novembro17%
Cidade do CaboA partir de setembro14%
DubaiFim de dezembro41%
DublinInício de dezembro26%
HanoiAté a metade de novembro17%
IstambulMeio de julho a meio de novembro26%
JacartaA partir do fim de agosto29%
LondresA partir de novembro; ofertas especiais no fim de dezembro35%
MarrakechDe outubro a novembro19%
MoscouA partir de agosto34%
MumbaiFinal de agosto a dezembro17%
Nova YorkMeio de novembro25%
OrlandoAté setembro; ofertas relâmpagos no fim de outubro e fim de novembro10%
ParisInício de novembro ao início de dezembro23%
PragaPreços estáveis ao longo do ano0%
RioNo fim de agosto; depois, preços variam a cada semana42%
RomaNovembro20%
São FranciscoA partir do fim de setembro; ofertas especiais na última semana de novembro24%
SingapuraDe agosto a dezembro16%
SidneyFim de agosto em diante55%
TóquioPreços variam a cada semana5%
Acompanhe tudo sobre:ano-novorenda-pessoalTripAdvisorTurismoviagens-pessoais

Mais de Minhas Finanças

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 30 milhões neste sábado; veja como apostar

Mega-Sena acumulada: quanto rendem R$ 30 milhões na poupança

Receita alerta sobre novo golpe que envolve doações; veja como se proteger

RS: governo dispensa documento para saque calamidade do FGTS

Mais na Exame