Exame Logo

20 maneiras de trocar seus pontos no programa de fidelidade

Os programas de fidelidade não se resumem ao acúmulo de milhas com o objetivo de resgatar passagens aéreas. Veja maneiras diferentes de utilizar seus pontos

Programas de fidelidade não se resumem ao acúmulo de milhas com o objetivo de resgatar passagens aéreas. Veja maneiras de utilizar pontos (Thinkstock)
DR

Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2015 às 11h31.

São Paulo – Programas de fidelidade permitem trocar pontos acumulados por produtos e serviços que vão muito além da aquisição de passagens aéreas.

Os pontos acumulados em programas como Multiplus , Dotz e Netpoints podem ser trocados por créditos em postos de combustível, supermercados, ou para compra de produtos como roupas, cosméticos, eletrônicos e até mesmo para pagamento de contas de luz, água e impostos.

Essas possibilidades de troca vêm chamando a atenção dos consumidores por serem uma maneira de complementar a renda e manter o equilíbrio do orçamento .

No primeiro semestre do ano, em relação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 135% nas trocas de pontos no programa por vale-compras em supermercados e postos de combustível na Dotz. Já a troca de pontos por recarga de celular subiu 21% e a troca por produtos de alimentação cresceu 13%. No mesmo período, o uso dos programas para compra de passagens aéreas avançou apenas 1%.

Veja abaixo os produtos e serviços que podem ser pagos com os pontos gerados em compras nos programas de fidelidade:

1) Hotéis

Programas de fidelidade geralmente permitem a troca de pontos por estadias em hotéis , além do resgate direto de viagens.

No Multiplus, por exemplo, é possível adquirir trocar os pontos por créditos no programa de fidelidade Le Club Accor, que permitem comprar ou abater uma parte do valor de diárias nos hotéis de toda a rede. No caso da rede de hotéis Atlantica, a reserva de diárias com o uso de pontos pode ser feita no próprio site do programa de fidelidade.

No Dotz, é possível obter diárias nas redes Comfort e Radisson a partir de 8 mil pontos. O Smiles , da Gol, também oferece essa alternativa.

2) Estacionamentos em aeroportos e táxis

Os pontos também podem ser trocados por diárias em estacionamentos localizados em aeroportos e são aceitos por táxis executivos que partem dos terminais aéreos para diversas regiões da cidade.

Para permanecer 15 horas no Airport Park, do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo , são necessários 1.200 pontos no Multiplus, por exemplo. Já quem tiver 11 mil pontos acumulados no programa pode adquirir sete diárias no estacionamento de longa permanência. Os vouchers valem por 120 dias, contados a partir do resgate.

Para realizar viagens com táxis executivos que partem dos aeroportos do Rio de Janeiro para diversas regiões da cidade, é exigida uma pontuação a partir de 3.540 pontos no programa de fidelidade.

3) Cosméticos e produtos de higiene

A pontuação obtida em programas de fidelização também pode ser utilizada para adquirir produtos de higiene pessoal e cosméticos, vendidos em lojas virtuais de fabricantes e também em redes de farmácia .

O Dotz oferece vale compras nos valores de 30 reais a 100 reais na rede de farmácias Pague Menos. Para adquirir os vouchers, é necessário acumular ao menos 1.780 pontos no programa.

Já no Multiplus, quando o cliente acumula 2 mil pontos, ele pode transferir os créditos para o programa de fidelidade da rede Droga Raia, que permite comprar os produtos vendidos na rede. O programa de fidelidade também tem parceria com a loja virtual da Natura, na qual produtos da marca podem ser resgatados a partir de 1.400 pontos.

4) Vale-presentes

Outra forma de utilizar a pontuação acumulada nos programas é resgatar vale-presentes personalizados, na forma de cartões pré-pagos.

É possível trocar o vale por um jantar em um restaurante, compras em lojas ou ingressos para shows e espetáculos teatrais. Esses créditos podem ser válidos por até seis meses.

5) Serviços automotivos

Montadoras e prestadores de serviços de reparo para o carro também podem dar vouchers de desconto no uso de pontos.

Por exemplo, com 1.850 pontos no Multiplus, é possível obter um vale-peças, serviço ou acessórios no valor de 35 reais em concessionárias da Peugeot. É possível utilizar 105.270 pontos acumulados na compra de um carro zero-quilômetro da marca.

6) Materiais de construção

O consumidor também pode obter descontos em materiais de construção com a pontuação acumulada nos programas de recompensa.

Um exemplo é a rede Center Castilho, em São Paulo, na qual é possível pedir descontos antes de concluir compras em lojas físicas utilizando pontos Multiplus.

7) Artigos infantis

Programas de fidelidade também permitem trocar pontos por produtos para bebês e crianças. São roupas, acessórios e também brinquedos.

8) Roupas e calçados

Lojas de vestuário e calçados dão descontos que podem variar entre 20 reais a 500 reais em produtos caso o consumidor utilize pontos do programa de fidelidade.

Os vouchers podem ser tanto resgatados para compras em lojas virtuais, como na loja física mais próxima ao consumidor.

A obtenção dos vouchers pode ser condicionada a um valor mínimo de compra. Geralmente, esses cupons têm prazo de validade, que pode ser equivalente a 90 dias ou até 12 meses.

9) Eletrônicos e eletrodomésticos

Programas de fidelidade também permitem resgatar eletrodomésticos e eletrônicos, como smartphones e tablets, com o uso de pontos.

Caso o consumidor queira comprar um iPad utilizando sua pontuação no Multiplus, por exemplo, são necessários 84 mil pontos.

10) Restaurantes

Também é possível obter cupons de desconto em restaurantes utilizando a pontuação acumulada.

Geralmente, o voucher pode ser utilizado apenas em uma lista de estabelecimentos. Cada um oferece um porcentual de desconto diferente, e pode exigir mais ou menos pontos.

11) Cursos

Cursos de inglês e até sobre investimentos também podem ser resgatados com os pontos. O percentual de desconto pode corresponder apenas a uma taxa de inscrição ou um curso completo de uma semana no exterior, com acomodação inclusa.

12) Locação de carros

Uma outra alternativa para usar os pontos é contratar serviços de aluguel de carros. Quanto maior a pontuação, mais sofisticado pode ser o veículo adquirido.

Locadoras, como Hertz e Unidas, têm parcerias com programas de fidelização. É possível realizar a reserva no próprio site do plano de fidelidade, já no momento de resgate dos pontos.

13) Serviços e produtos para pets

Alguns programas de fidelidade também permitem resgatar produtos e serviços para o animal de estimação com pontos, como brinquedos, consultas ao veterinário e sessões de adestramento.

14) Combustível

Uma forma prática de utilizar pontos no dia a dia é resgatá-los em postos de combustível . Essa opção é oferecida no Dotz, Netpoints e Multiplus, por meio de parcerias com a rede de postos Ale, Quality e Ipiranga, respectivamente.

Por exemplo, para obter 72 reais de crédito em combustível e pontos bônus no Multiplus, é necessário acumular 4 mil pontos.

15) Livros e DVDs

Redes de livrarias e lojas virtuais de varejistas também oferecem cupons de desconto na aquisição de livros e DVDs para quem utilizar pontos acumulados nos programas de fidelidade.

16) Artigos para casa

Redes de móveis e objetos de decoração e fabricantes de utilidades domésticas também têm parcerias com programas de fidelidade para oferecer vale-presentes ou produtos que podem ser resgatados em lojas virtuais.

17) Supermercados

Programas de fidelidade também permitem trocar pontos por vale-compras em supermercados de grande ou pequeno porte, com atuação regional e nacional.

A Netpoints, por exemplo, tem parceria com cerca de 18 redes de supermercados. Para realizar o resgate, o consumidor precisa se identificar com CPF e senha numérica. Os pontos podem ser trocados por descontos (400 pontos = 5 reais) ou produtos específicos dos varejistas (a partir de 50 pontos). A troca por produtos pode ser feita diretamente nos caixas.

18) Academias

Algumas redes de academias também aceitam pagamentos em pontos. No Multiplus, um plano mensal na rede Smart Fit pode ser resgatado por 3.330 pontos, por exemplo. Já o plano de um ano mais completo pode exigir a utilização de 50.420 pontos.

19) Telefonia

Também é possível realizar recargas de crédito no celular ou transferir pontos para programas de fidelidade de operadoras de celular , que permitem tanto a compra de celulares quanto o uso dos pontos para abatimento da fatura.

20) Pagamento de contas

O Dotz permite utilizar a pontuação do programa para o pagamento de contas de luz, água e impostos .

Para realizar o pagamento, o cliente precisa apenas informar o código de barras, valor e data do vencimento da conta para verificar quantos pontos são necessários para concluir a operação. Cada consumidor pode quitar quatro contas de até 300 reais por mês com o uso de pontos.

São Paulo - A quantidade média necessária de milhas para resgatar um bilhete de ida e volta para os Estados Unidos é de 56.524, quase metade da pontuação exigida caso o destino seja a Europa (101.620). Para viajar para a América do Sul, exigem-se em média 23.684 milhas por uma passagem de ida e volta. As informações fazem parte de um levantamento feito pelo site Melhores Destinos, especializado em promoções de passagens aéreas, divulgado com exclusividade para EXAME.com. A pesquisa mostra o número médio de milhas exigido em voos realizados para 10 destinos internacionais a partir de 17 cidades brasileiras, nos quatro principais programas de milhagem do país: TAM Fidelidade, da TAM; Smiles , da GOL ; Tudo Azul, da Azul ; e Amigo, da Avianca . Em cada cidade foram simuladas viagens de ida e volta para 10 destinos internacionais: Miami, Orlando e Nova York, nos Estados Unidos; Madri, na Espanha; Milão e Roma, na Itália; Londres, na Inglaterra; Paris, na França; Buenos Aires, na Argentina; e Santiago, no Chile. As simulações da pontuação necessária para voos de ida e volta para cada destino internacional foram feitas a partir das cidades de Belo Horizonte, Campinas, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Goiânia, Belém, Manaus, Fortaleza, Natal, Recife e Salvador. Para realizar a comparação, foram pesquisados voos diretos ou com escalas e conexões com intervalo máximo de cinco horas de duração. Voos com conexões mais longas somente foram considerados quando eram a única opção disponível durante o período. ( veja mais detalhes sobre a metodologia da pesquisa ). Escolha exige pesquisa A lista serve apenas como uma referência. Como a quantidade de milhas exigidas para resgate de passagens aéreas em cada programa pode variar a qualquer momento, é recomendável monitorar a pontuação necessária para resgatar bilhetes nos trechos e datas desejados. Nos regulamentos dos programas, está previsto apenas um número mínimo e máximo de milhas que podem ser cobrados em voos próprios de cada companhia para o exterior, com exceção da GOL, que prevê apenas uma pontuação mínima que pode ser cobrada para cada destino. Em voos de ida e volta para a América do Sul, a TAM pode cobrar de 14 mil a 100 mil milhas. Para viajar para os Estados Unidos, a pontuação necessária para resgate do bilhete no programa da companhia aérea varia entre 40 mil e 230 mil. O programa de fidelidade cobra entre 60 mil e 260 mil milhas para viagens de ida e volta para a Europa. Na GOL, a pontuação mínima cobrada para voos de ida e volta para a América do Sul é de 12 mil milhas. Se o destino for uma cidade dos Estados Unidos, a GOL cobra, no mínimo, 70 mil milhas. Para viajar para os Estados Unidos, a Azul exige de 30 mil a 140 mil milhas. Em voos para destinos da América do Sul, a Avianca exige de 20 mil a 100 mil milhas.  Se o voo for realizado em companhias aéreas parceiras de cada programa, cada empresa estabelece uma quantidade mínima e máxima de milhas que pode ser cobrada em cada trecho ou exige apenas uma pontuação única e fixa. A exceção é o TudoAzul, no qual cada milha pontuada no programa é convertida em crédito no site ViajaNet para compra de passagens em empresas parceiras. Veja, nas tabelas a seguir, o resultado completo do levantamento. Voos com escalas e conexões de mais de cinco horas de duração estão marcados com um asterisco. O levantamento considerou voos das companhias aéreas responsáveis por cada programa e também de parceiras. Como a Azul não tem voos diretos entre Brasil e Miami, a simulação da pontuação exigida para viajar para a cidade americana considerou voos para Fort Lauderdale, localizada a 40 quilômetros da cidade.
  • 2. Miami

    2 /11(Reprodução/Melhores Destinos)

  • Veja também

    O TudoAzul exigiu menor pontuação para resgate de bilhetes para o destino em 14 cidades. Apenas em Manaus a TAM Fidelidade foi a melhor opção, enquanto em Goiânia e Vitória o Smiles cobrou menos para resgate dos bilhetes.
  • 3. Orlando

    3 /11(Reprodução/Melhores Destinos)

  • O Smiles foi a melhor opção em voos partindo de todas as cidades ao oferecer o resgate de bilhetes de ida e volta para a cidade americana por 40 mil pontos.
  • 4. Nova York

    4 /11(Reprodução/Melhores Destinos)

    A TAM exigiu menos milhas para viajar para a cidade americana em 16 cidades, além de ter sido a única empresa a voar para o destino em todas as cidades pesquisadas. No TudoAzul, foi possível viajar para a cidade a partir de São Paulo por 45 mil pontos.
  • 5. Madri

    5 /11(Reprodução/Melhores Destinos)

    Os programas de milhagem que exigiram a menor pontuação para viajar para a capital espanhola foi o Smiles, em voos a partir das cidades da região Sul e Sudeste, e TudoAzul, para viajantes localizados nas cidades das regiões Norte e Nordeste.
  • 6. Milão e Roma

    6 /11(Reprodução/Melhores Destinos)

    O Smiles ofereceu a opção mais econômica em todos os trechos ao cobrar de 70 mil a 100 mil milhas para resgate de bilhetes.
  • 7. Londres

    7 /11(Reprodução/Melhores Destinos)

    A TAM cobrou menos milhas por passagens de ida e volta para a cidade em 15 cidades pesquisadas, com exceção de Rio de Janeiro e de Fortaleza.
  • 8. Paris

    8 /11(Reprodução/Melhores Destinos)

    O programa da TAM foi a opção mais econômica para voar com milhas para a capital francesa em quase todos os trechos, com exceção de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Fortaleza e Natal.
  • 9. Buenos Aires

    9 /11(Reprodução/Melhores Destinos)

    O Smiles exigiu menos milhas para viajar para a capital argentina para viajantes de cidades das regiões Sul e do Sudeste. Já o TAM Fidelidade venceu a disputa nas cidades do Centro Oeste, Norte e Nordeste.
  • 10. Santiago

    10 /11(Reprodução/Melhores Destinos)

    O Smiles foi a melhor opção para quem sai das regiões Sul e Centro Oeste, além do Rio de Janeiro e São Paulo. O programa de milhagem da TAM exige menor pontuação para resgate dos bilhetes, caso o viajante esteja localizado nas regiões Norte ou Nordeste ou nas cidades de Belo Horizonte e Vitória.
  • 11. Agora veja quantas milhas são necessárias para voar entre 15 cidades brasileiras

    11 /11(anyaberkut/Thinkstock)

  • Acompanhe tudo sobre:EmpresasMultiplusorcamento-pessoalplanejamento-financeiro-pessoalprogramas-de-fidelidaderenda-pessoalServiços diversos

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Minhas Finanças

    Mais na Exame