Tesla se torna fabricante de veículos mais valiosa dos EUA
Companhia de Elon Musk ultrapassou o valor de mercado da General Motors na manhã desta segunda-feira
Rita Azevedo
Publicado em 10 de abril de 2017 às 11h45.
Última atualização em 10 de abril de 2017 às 12h17.
São Paulo — A Tesla se tornou nesta segunda-feira (10) a fabricante de veículos mais valiosa dos Estados Unidos, após desbancar a a General Motors (GM) em valor de mercado.
De acordo com a Bloomberg, a companhia de Elon Musk valia cerca de 51 bilhões de dólares nesta manhã, cerca de 2 bilhões a mais do que a GM. Em termos gerais, o valor de mercado de uma empresa é dado pela soma do valor de todas as suas ações.
Os papéis da Tesla chegaram a subir 3,7% na sessão de hoje, negociados a pouco mais de 310 dólares. A alta foi influenciada pela mudança na recomendação da Piper Jaffray, que alterou o preço-alvo dos papéis de 223 dólares para 368 dólares.
"A Tesla gera otimismo, liberdade, desafio e uma série de outras emoções que, ao nosso ver, outras companhias não conseguem replicar", d isse Alexander Potter, um dos analistas da Piper Jaffray citados pela Bloomberg.
Apesar de fabricar apenas dois modelos de veículos elétricos e produzir menos de 100 mil veículos por ano (pouco se comparado aos 10 milhões de carros vendidos em 2016 pela GM), a Tesla se tornou a "queridinha" dos investidores norte-americanos que acreditam no potencial de veículos alternativos e de outras inovações.
Na semana passada, a companhia de Elon Musk já havia ultrapassado a Ford em valor de mercado, após anunciar a venda de mais de 25 mil veículos no primeiro trimestre de 2017.