Acompanhe:

Papéis da Petrobras sobem com oferta de ações mais próxima

Aprovação da capitalização pelo Senado eliminou mais uma barreira para a captação gigante da estatal, que visa obter recursos para a exploração do pré-sal

Modo escuro

Continua após a publicidade
EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

M
Mirela Portugal

Publicado em 10 de junho de 2010 às, 19h45.

São Paulo - As ações da  Petrobras (PETR3) (PETR4) encerraram o pregão da quinta-feira (10) em alta na BM&FBovespa, após a aprovação pelo Senado, na madrugada de hoje, do projeto de lei para a capitalização da petrolífera. Foram por 44 votos a favor, 6 votos contrários e 5 abstenções.

Os papéis preferenciais da estatal, os mais negociados da bolsa brasileira, terminaram o dia com avanço de 1,18%, negociados a 29,90 reais; os ordinárias fecharam em alta de 1,13%, vendidos a 34,94 reais. O projeto de capitalização seguirá agora para sanção direta do presidente Luís Inácio Lula da Silva.

A oferta, que é prevista para o início de julho, é um dos pontos altos do calendário dos investidores em 2010, e prevê o aumento de capital da empresa por meio da cessão do direitos de exploração de até 5 bilhões de barris de petróleo em áreas não licitadas do pré-sal.  A expectativa é que a capitalização alcance até 50 bilhões de dólares, mas o valor final pode aumentar diante do pedido de autorização aos acionistas para emitir até 150 bilhões de reais em ações.

Mesmo com a reação positiva nos negócios do dia, o movimento das ações estará sujeito a partir de agora aos novos avanços da oferta, uma vez que a aprovação da cessão onerosa e da capitalização já eram aguardadas, diz em relatório a corretora Link Investimentos. "Agora, a atenção dos mercados deverá se voltar para o valor dos barris e o plano de negócios, que deverão ser divulgados nos próximos dias", diz a análise do analista Andrés Kikuchi. A corretora mantém o rating de outperform para as ações da companhia.

Banco do Brasil é coordenador

Na tarde desta quinta-feira, a Petrobras divulgou ainda em comunicado a escolha do Banco do Brasil como coordenador de varejo da oferta. A estatal já havia anunciado os bancos Bank of America Merryl Linch, Bradesco BBI, Citigroup, Itaú-BBA, Morgan Stanley e Santander como coordenadores globais do processo.

Diante de umas maiores ofertas já realizadas em todo o mundo, a expectativa dos mercados se volta para a condução dos termos e o detalhamento do processo pelo governo. Já é quase consenso, porém, a atratividade das ações, cujo preço é destacado pelos analistas. O primeiro passo para a precificação será dado no dia 22 de junho, quando uma assembleia extraordinária irá aprovar o volume financeiro final a ser incorporado.

Outro ponto de destaque é a definição de quanto os investidores que já detêm papéis da empresa terão de capitalizar para não serem diluídos - serão necessários por volta de 30% a mais das suas atuais posições para manter a proporção da estrutura acionária, mostra relatório divulgado pela corretora Socopa e assinado pelo analista Osmar Camilo.

Com a nova oferta, a petrolífera planeja aumentar sua capacidade de alavancagem e captar investimentos para um ambicioso plano de negócios que prevê injeção entre US$ 200 bilhões e US$ 220 bilhões no período entre 2010 e 2014. A aprovação ajudou a esquentar o Ibovespa, que fechou em alta de 2,36%, aos 62.929 pontos.

Leia mais sobre Petrobras.

Últimas Notícias

Ver mais
Em momento de baixa nas ofertas públicas de ações nos EUA, 'IPO privado' aparece como opção
seloMercados

Em momento de baixa nas ofertas públicas de ações nos EUA, 'IPO privado' aparece como opção

Há 10 horas

Cenário está bem para uma Selic terminal mais para 9,5%, diz ex-diretor do BC
seloMercados

Cenário está bem para uma Selic terminal mais para 9,5%, diz ex-diretor do BC

Há 17 horas

Quem foi Charlie Munger, homenageado em carta anual de Warren Buffett
seloMercados

Quem foi Charlie Munger, homenageado em carta anual de Warren Buffett

Há um dia

Os "negócios maravilhosos" para investir, segundo Warren Buffett
seloMercados

Os "negócios maravilhosos" para investir, segundo Warren Buffett

Há um dia

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais