Kardashian é a nova opção para investidores de títulos

Título público da Armênia ganha apelido baseado em nome de família de reality show
A socialite Kim Kardashian: título da Armênia ganha apelido famoso (Getty Images)
A socialite Kim Kardashian: título da Armênia ganha apelido famoso (Getty Images)
B
Beatriz OlivonPublicado em 17/09/2013 às 15:28.

São Paulo – O bond (título com juros emitidos por governos, empresas e outras organizações) da Armênia mal chegou ao mercado e já ganhou um apelido para acompanhar: Kardashian. É comum os bonds em dólar de fora dos Estados Unidos ganharem apelidos, como acontece com o Samurai Bond (no Japão) e o Canguru Bond (na Austrália), mas a Armênia parece ter conseguido o nome mais pop.

O apelido também poderia ser “Damasco”, mas “Kardashian” - que é um sobrenome de origem armênia e acompanha os nomes de Kim e irmãs, as protagonistas de um popular reality show nos Estados Unidos - acabou ganhando a preferência. Um analista de mercados emergentes do Standard Bank, Tim Ash, seria o responsável pelo nome, segundo o Wall Street Journal. Ash estaria usando o apelido em notas para clientes.

Além do apelido, o bond já tem rating. No começo desta semana, a Fitch Ratings confirmou o rating de “BB-(EXP)”, segundo a Reuters. A agência destacou que o déficit público do país caiu para 1,4% do PIB em 2012, abaixo dos 2,8% em 2011, superando a meta pelo segundo ano consecutivo.