Mercados

Índice europeu fecha quase estável; bancos italianos caem

Londres - O mercado acionário europeu terminou a terça-feira perto da estabilidade, com fraco volume após os fortes ganhos da semana passada. As ações de bancos italianos caíram depois que os yields dos bônus do país subiram diante da preocupação de que a liquidez restrita possa prejudicar a demanda em leilão de títulos públicos a […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de dezembro de 2011 às 15h29.

Londres - O mercado acionário europeu terminou a terça-feira perto da estabilidade, com fraco volume após os fortes ganhos da semana passada. As ações de bancos italianos caíram depois que os yields dos bônus do país subiram diante da preocupação de que a liquidez restrita possa prejudicar a demanda em leilão de títulos públicos a ser promovido na quinta-feira.

O FTSEurofirst -índice que reúne as principais ações da Europa- teve variação positiva de 0,04 por cento, a 990 pontos, mas o volume foi anêmico, não chegando a um quarto da média móvel de 90 dias, com o mercado britânico fechado por um feriado bancário.

O UniCredit e o Intesa Sanpaolo, da Itália, cujos desempenhos são altamente correlacionados aos yields dos bônus do país, foram as baixas de destaque, com quedas de 4,8 e 2,4 por cento, respectivamente.

"Os yields dos bônus italianos estão subindo, a liquidez é pequena e é muito difícil prever o que pode acontecer na leilão de bônus da Itália mais tarde nesta semana", disse um trader em Londres.

"Não tem havido uma resolução concreta para os problemas da dívida da zona do euro. A Itália está imersa na crise e até que os custos dos empréstimos venham abaixo os mercados de ações serão atingidos."

Em FRANKFURT, o índice DAX avançou 0,18 por cento, para 5.889 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 teve alta de apenas 0,03 por cento, a 3.103 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib baixou 0,99 por cento, para 14.924 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 recuou 0,15 por cento, a 8.529 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 ganhou 1,12 por cento, para 5.461 pontos.

Mais de Mercados

Multiplan assina memorando para vender 25% de shopping em Jundiaí por R$ 251 milhões

Petróleo cai mais de 4% de olho em China e Oriente Médio

Azul sobe 19% e lidera altas com anúncio de acordo com credores

O que está por trás do ‘banho de água fria’ da China no mercado, segundo a Gavekal