Mercados

Facebook: uma empresa de US$ 33 bilhões

Antes mesmo de abrir seu capital, a empresa já atrai investidores no mercado secundário

Mark Zuckerberg: empresa já é negociada no mercado secundário antes mesmo da oferta pública inicial de ações (.)

Mark Zuckerberg: empresa já é negociada no mercado secundário antes mesmo da oferta pública inicial de ações (.)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de agosto de 2010 às 16h50.

São Paulo - 33,7 bilhões de dólares. Este é o valor de mercado aproximado do Facebook, considerando-se o valor de 76 dólares por ação do site de rede social que já é negociada no mercado secundário, antes mesmo do IPO (Venda Inicial de Ações). Reportagem publicada hoje no jornal Financial Times revela que funcionários e investidores aproveitam para comprar participações em companhias de tecnologia que ainda não têm seu capital negociado em bolsa, com o objetivo de obter boas rentabilidades em futuros IPOs.

O motivo está no fato de que, empresas de sucesso na web, como o Facebook, Twitter, LinkedIn e Zynga, estão postergando cada vez mais suas ofertas iniciais de ações por conta do momento ainda incerto dos mercados. De acordo com o jornal, analistas estimam que o IPO do Facebook pode ser o maior do segmento desde a emissão de 1,67 bilhão de dólares feita pelo Google em 2004.

Profissionais próximos à empresa alertam que os preços dos papéis do Facebook no mercado secundário estão sendo inflacionados devido à sua escassez; fato que tem causado certo desconforto nos executivos do empresa. Por se tratar de uma companhia privada, o Facebook tem de limitar abaixo de 500 o números de seus acionistas. Ainda segundo o jornal, o número dos participantes no capital da empresa está bem longe disso.

Siga as notícias do site EXAME sobre Mercados no Twitter. 

Assine a newsletter do Canal de Mercados

 

 


 

Acompanhe tudo sobre:AcionistasAçõesEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetRedes sociais

Mais de Mercados

Ações da Usiminas (USIM5) caem 16% após balanço; entenda

"Se tentar prever a direção do mercado, vai errar mais do que acertar", diz Bahia Asset

"O dólar é o grande quebra-cabeça das políticas de Trump", diz Luis Otavio Leal, da G5 Partners

Ibovespa fecha em alta de mais de 1% puxado por Vale (VALE3)

Mais na Exame