Mercados

Facebook: uma empresa de US$ 33 bilhões

Antes mesmo de abrir seu capital, a empresa já atrai investidores no mercado secundário

Mark Zuckerberg: empresa já é negociada no mercado secundário antes mesmo da oferta pública inicial de ações (.)

Mark Zuckerberg: empresa já é negociada no mercado secundário antes mesmo da oferta pública inicial de ações (.)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de agosto de 2010 às 16h50.

São Paulo - 33,7 bilhões de dólares. Este é o valor de mercado aproximado do Facebook, considerando-se o valor de 76 dólares por ação do site de rede social que já é negociada no mercado secundário, antes mesmo do IPO (Venda Inicial de Ações). Reportagem publicada hoje no jornal Financial Times revela que funcionários e investidores aproveitam para comprar participações em companhias de tecnologia que ainda não têm seu capital negociado em bolsa, com o objetivo de obter boas rentabilidades em futuros IPOs.

O motivo está no fato de que, empresas de sucesso na web, como o Facebook, Twitter, LinkedIn e Zynga, estão postergando cada vez mais suas ofertas iniciais de ações por conta do momento ainda incerto dos mercados. De acordo com o jornal, analistas estimam que o IPO do Facebook pode ser o maior do segmento desde a emissão de 1,67 bilhão de dólares feita pelo Google em 2004.

Profissionais próximos à empresa alertam que os preços dos papéis do Facebook no mercado secundário estão sendo inflacionados devido à sua escassez; fato que tem causado certo desconforto nos executivos do empresa. Por se tratar de uma companhia privada, o Facebook tem de limitar abaixo de 500 o números de seus acionistas. Ainda segundo o jornal, o número dos participantes no capital da empresa está bem longe disso.

Siga as notícias do site EXAME sobre Mercados no Twitter. 

Assine a newsletter do Canal de Mercados

 

 


 

Acompanhe tudo sobre:AcionistasAçõesEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetRedes sociais

Mais de Mercados

Para além da Nvidia: como o ChatGPT está mudando a dinâmica do mercado de ações, segundo a Gavekal

Bolsa abre no feriado? Veja o funcionamento da B3 no Corpus Christi em 2024

Ibovespa tem leve alta com Petrobras e interrompe sequência de perdas

Lucro industrial da China, minério de ferro, 1º discurso de Magda e Focus: o que move o mercado

Mais na Exame