Mercados

Exportação de carne: -19%; Bolsa sobe…

Bolsa vira Depois de começar o dia caindo 1%, o Ibovespa se recuperou e fechou nesta segunda-feira em alta de 0,71%, aos 64.308 pontos. A alta foi motivada pelas ações da Vale, que subiram com os rumores de um novo presidente. A maior alta do dia foi da siderúrgica Usiminas, 9,14%, depois de receber a […]

FRIGORÍFICO: exportações de carne caíram 19% na média diária da semana passada, em decorrência de embargos colocados após a operação Carne Fraca / Ueslei Marcelino/Reuters (Ueslei Marcelino/Reuters)

FRIGORÍFICO: exportações de carne caíram 19% na média diária da semana passada, em decorrência de embargos colocados após a operação Carne Fraca / Ueslei Marcelino/Reuters (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2017 às 18h45.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h59.

Bolsa vira

Depois de começar o dia caindo 1%, o Ibovespa se recuperou e fechou nesta segunda-feira em alta de 0,71%, aos 64.308 pontos. A alta foi motivada pelas ações da Vale, que subiram com os rumores de um novo presidente. A maior alta do dia foi da siderúrgica Usiminas, 9,14%, depois de receber a classificação de “compra” do Banco Citi. A operadora de milhas aéreas Smiles também recebeu classificação positiva do banco Morgan Stanley e subiu 3,97%. A maior queda do dia foi da estatal Eletrobras, 4,84%, após ser noticiado por Lauro Jardim, colunista de O Globo, que três membros do conselho de administração da empresa estão deixando sua cadeira.

__

Boas novas na Petro

Na Petrobras, o dia foi recheado de boas notícias que fizeram as ações preferenciais fechar em alta de 2,23%, e as ordinárias subir 1,83%. Primeiramente, o conselho de acionistas aprovou a venda de duas subsidiárias, a têxtil Citepe e a petroquímica Suape. A companhia também anunciou ao mercado a aprovação do conselho para a recondução de Pedro Parente para ser reeleito como presidente da companhia, desta vez para um mandato de dois anos.

__

Sem prazo para a Via Varejo

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários, o Grupo Pão de Açúcar, controlador da Via Varejo, informou que não estabeleceu um cronograma para concluir o processo de venda da varejista. O GPA também afirmou que desentendimentos com o grupo Casino e com Michael Klein, relacionados à alienação da Via Varejo, são especulações. Na sexta-feira, já havia sido informado que o GPA suspendera o processo de venda da Via Varejo por não ter encontrado interessados suficientes na compra. As ações do GPA subiram 1,27% no Ibovespa.

__

Governo na Oi

Gilberto Kassab, ministro de Ciências, Tecnologia, Inovação e Comunicações, afirmou que o governo se prepara para publicar nos próximos dias uma medida provisória para ajustar o arcabouço jurídico para uma eventual intervenção estatal na operadora de telecomunicações Oi. “Não queremos intervenção, [mas] o governo está preparado para fazer intervenção caso seja necessário, o que é uma obrigação do governo”, afirmou o ministro. Em junho do ano passado, a Oi fez o maior pedido de recuperação judicial da história brasileira, com dívidas em torno de 65 bilhões de reais. As ações preferenciais da companhia dispararam 6,3% fora do Ibovespa.

__

Exportações de carne: -19%

Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, a média diária de exportação de carnes na quarta semana de março caiu 19% em comparação à média do restante do mês até então. Nos primeiros 19 dias de março, o embarque do produto alcançou a média diária de 62,2 milhões de dólares. Na semana passada, o montante caiu para 50,5 milhões de dólares por dia. No sábado, três países — China, Chile e Egito — retiraram o embargo à carne brasileira, que havia sido imposto após a deflagração da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal. As ações do frigorífico BRF voltaram a subir no Ibovespa, 3,46%, assim como as da Marfrig, 1,69%.

__

Dólar sobe

O dólar fechou nesta segunda-feira em alta de 0,68% em relação ao real, cotado em 3,1294. Segundo analistas e corretores, a derrota de Donald Trump ao não conseguir aprovar a lei que substituiria o programa de acesso à saúde Obamacare trouxe imprevisibilidade e incerteza sobre a capacidade do governo de tocar outras pautas que seriam de interesse do mercado. O dólar fechou em queda em relação a outras moedas mais fortes, como o euro e a libra esterlina, mas subiu ante a moedas emergentes, como o real, o peso mexicano e o rand sul-africano.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mercados

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Ibovespa fecha perto da estabilidade após corte de gastos e apagão global

Mais na Exame