Exame Logo

China deve conter queda do iuan para 7 por dólar, dizem fontes

Até agora neste ano, o iuan perdeu mais de 6 por cento contra o dólar

Imagem de arquivo: perda da moeda se deu em parte refletindo a desaceleração da economia chinesa e a pressão sobre as exportações devido à guerra tarifária com os Estados Unidos (Arquivo/AFP)
R

Reuters

Publicado em 26 de outubro de 2018 às 09h02.

Última atualização em 26 de outubro de 2018 às 09h04.

Pequim - A China deve usar suas vastas reservas cambiais para impedir qualquer queda de sua moeda precipitada para o importante nível psicológico de 7 iuanes por dólar, já que isso pode provocar especulação e forte saída de capital, disseram fontes.

Nesta sexta-feira, o iuan atingiu nova mínima de 22 meses de 6,9647 contra o dólar, e operadores esperam que a moeda teste em breve os 7 por dólar, nível que não é visto desde a crise financeira global há uma década.

Veja também

O iuan perdeu mais de 6 por cento contra o dólar até agora neste ano, em parte refletindo a desaceleração da economia chinesa e a pressão sobre as exportações devido à guerra tarifária com os Estados Unidos.

Duas fontes envolvidas nas discussões internas, mas que não tomam as decisões finais, disseram que uma defesa do iuan a 7 por dólar será preparada para mostrar aos investidores que as autoridades não permitirão um mercado desenfreado.

"Se o iuan cair a 7, pode haver uma rápida depreciação da taxa de câmbio", disse uma fonte. "Para evitar tal situação passiva, as autoridades devem entrar no mercado para estabilizar o iuan."

A segunda fonte está certa de que o banco central vai se posicionar, em vez de permitir qualquer rompimento repentino do importante nível psicológico.

"O banco central vai intervir -- intervir diretamente ou indiretamente. "E necessário. O banco central tem muitas ferramentas. Não podemos deixar o iuan ir além de 7, já que terá um impacto psicológico importante nas pessoas", disse a segunda fonte.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioChinaDólarEstados Unidos (EUA)Tarifas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame