Mercados

Bolsas da Ásia se recuperam com a forte alta em Xangai

Os investidores, contudo, mantiveram os temores sobre a crise da dívida da zona do euro

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2012 às 07h07.

Tóquio - Os mercados asiáticos fecharam no campo positivo nesta quinta-feira, após os fracos resultados da véspera. O bom desempenho da Bolsa de Xangai alavancou os mercados da região. Os investidores, contudo, mantiveram os temores sobre a crise da dívida da zona do euro.

Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong, que teve um forte rali na sessão da tarde, estimulada pela repentina reviravolta nos mercados chineses. O Hang Seng ganhou 1,1% e encerrou aos 20.762,29 pontos. Entre as blue chips, os ganhos foram liderados por empresas chinesas.

Na China, as Bolsas tiveram forte alta, após encerrarem a quarta-feira no menor nível em 44 meses. Aumentaram as expectativas de que Pequim poderá tomar mais medidas para estimular a confiança dos investidores. A injeção de liquidez no sistema bancário também deu suporte ao mercado. O Xangai Composto subiu 2,6% e encerrou aos 2.056,32 pontos, no maior ganho porcentual diário desde 7 de setembro. O Shenzhen Composto também subiu 2,6%, aos 837,96 pontos.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé fechou em alta. O índice Taiwan Weighted terminou o pregão com ganho de 0,18%, aos 7.683,80 pontos, sustentado pelas ações chinesas, embora os entendimentos sobre a dívida soberana da Espanha tenham diminuído o apetite do mercado.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi da Bolsa de Seul fechou em alta de 0,42%, aos 1.988,70 pontos. O mercado de Xangai deu sustentação ao mercado, apesar de os investidores se mostrarem relutantes em tomar posições agressivas antes do feriado de Chuseok, nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro.

Na Austrália, o índice S&P/ASX 200, da Bolsa de Sydney, fechou em alta de 0,52%, aos 4.384,17 pontos. O mercado colocou fim a três pregões seguidos de perdas com a notícia de injeção maciça de liquidez na China. Apesar disso, a tensão na Espanha e Grécia pesaram sobre a bolsa.

A Bolsa de Manila, nas Filipinas, teve ligeira alta, ajudada pelo window dressing do final do trimestre. O índice PSEi subiu 0,2% e fechou aos 5.301,49 pontos, com moderado volume de negociações. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Desistência de Biden, relatório de despesas, balanços e juros na China: o que move o mercado

Como o mercado reagiu à desistência de Biden?

Dólar em queda e bolsa em alta: as primeiras reações no mercado após desistência de Biden

Realização de lucros? Buffett vende R$ 8 bilhões em ações do Bank of America

Mais na Exame