Exame Logo

Bolsas da Ásia fecham sem sinal definido; HK cai 1%

Por Hélio Barboza, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos Tóquio - Os mercados asiáticos apresentaram sinais mistos. Os investidores reagiram de forma distinta aos dados da inflação na China em janeiro. Não houve negociações na Indonésia e na Malásia por ser feriado. A Bolsa de Hong Kong fechou em queda. Embora a inflação do […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2011 às 07h27.

Por Hélio Barboza, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos

Tóquio - Os mercados asiáticos apresentaram sinais mistos. Os investidores reagiram de forma distinta aos dados da inflação na China em janeiro. Não houve negociações na Indonésia e na Malásia por ser feriado.

Veja também

A Bolsa de Hong Kong fechou em queda. Embora a inflação do mês passado na China tenha sido menor que o esperado, os números não reduziram as preocupações de que Pequim irá tomar medidas adicionais de aperto monetário. O índice Hang Seng perdeu 221,28 pontos, ou 1%, e encerrou aos 22.899,78 pontos.

Já as Bolsas da China fecharam estáveis. O ganho nas companhias de metais, por conta da alta do preço global das commodities, foi ofuscado pela realização de lucros nas corretoras. Os dados sobre a inflação de janeiro tiveram pouca influência, pois o fator já estava precificado. O índice Xangai Composto terminou aos 2.899,24 pontos - o índice teve elevação em oito das dez últimas sessões e alta acumulada de 8,3% desde 26 de janeiro. O índice Shenzhen Composto também esteve estável, encerrando aos 1.261,60 pontos.

O yuan subiu ante do dólar devido à baixa da taxa de paridade central dólar/yuan e à inflação, que ampliou as expectativas de que o banco central permitirá que o yuan se aprecie. No mercado de balcão o dólar fechou cotado em 6,5885 yuans, de 6,5966 yuans de ontem. A taxa de paridade central dólar/yuan foi fixada em 6,5929 yuans, de 6,5985 yuans ontem.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou em alta, com caçadores de barganhas comprando ações de empresas exportadoras de eletrônicos. O dólar taiwanês mais fraco e a inflação menor do que a esperada na China contribuíram para o movimento dos investidores. O índice Taiwan Weighted avançou 0,42% e fechou aos 8.721,93 pontos.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi da Bolsa de Seul recuou 0,2% e fechou aos 2.020,52 pontos, em meio ao temor de que o banco central sul-coreano aumente a taxa básica de juros na sua próxima reunião de política monetária, em março.

Na Austrália, as ações de bancos e mineradoras tomaram um respiro depois das fortes altas registradas no pregão de segunda-feira. O índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney recuou 0,1% e terminou aos 4.931,0 pontos.

Nas Filipinas, a Bolsa de Manila, encerrou o dia em leve baixa, após um período de perdas mais agudas. O índice PSE recuou apenas 0,16%, terminando aos 3.790,78 pontos.

A Bolsa de Cingapura fechou em baixa, revertendo os ganhos da manhã, em meio aos resultados mistos das bolsas da Ásia, e uma vez que as preocupações com a inflação regional levaram os fundos a se dirigir a mercados desenvolvidos. O índice Straits Times perdeu 0,8% e fechou aos 3.080,66 pontos.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, subiu 0,2% e fechou aos 968,49 pontos, em sequência de compras após o índice ter subido 1,8% ontem, mas fechou abaixo de sua máxima de 975,70 pontos com realizações de lucros de curto prazo. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame