Mercados

Bolsas da Ásia apresentam ligeira alta

Por Hélio Barboza, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos Tóquio - Os principais mercados asiáticos fecharam em elevação nesta terça-feira. A alta em Wall Street e das commodities, aliada à redução das preocupações sobre a crise política no Egito, norteou os investidores. Não houve negociações em Taiwan e na Malásia por ser feriado. Por […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2011 às 07h08.

Por Hélio Barboza, Ricardo Criez e Roberto Carlos dos Santos

Tóquio - Os principais mercados asiáticos fecharam em elevação nesta terça-feira. A alta em Wall Street e das commodities, aliada à redução das preocupações sobre a crise política no Egito, norteou os investidores. Não houve negociações em Taiwan e na Malásia por ser feriado. Por causa do feriado do Ano Novo Lunar, as bolsas chinesas estarão fechadas de amanhã até o dia 8.

Após três pregões de baixa, a Bolsa de Hong Kong fechou no campo positivo, liderada pelas petrolíferas, embora os temores sobre novas medidas de aperto econômico na China continuem a assombrar o mercado. O índice Hang Seng subiu 35,61 pontos, ou 0,15%, e terminou aos 23.482,95 pontos.

A Bolsa de Xangai, na China, fechou em alta pela quinta sessão seguida, com as empresas de recursos naturais liderando os ganhos por conta do aumento dos preços globais das commodities. O índice Xangai Composto subiu 0,3% e terminou aos 2.798,96 pontos. Já o Shenzhen Composto esteve estável, fechando aos 1.198,19 pontos.

O yuan se valorizou fortemente em relação ao dólar, após Pequim fixar um novo valor recorde para a taxa de paridade central dólar-yuan (de 6,5891 yuans para 6,5860 yuans). No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,5938 yuans, de 6,6200 yuans do fechamento de segunda-feira.

A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, fechou praticamente estável, com alta de apenas 0,11%, terminando aos 2.072,03 pontos.

Também foi pequena a oscilação da Bolsa de Sydney, na Austrália, onde o índice S&P/ASX 200 recuou apenas 0,04%, fechando aos 4.752,1 pontos.

Nas Filipinas, a Bolsa de Manila encerrou o dia em baixa, com os investidores continuando a realizar lucros em meio às preocupações sobre a agitação política no Egito. O índice PSE recuou 1,31% e fechou aos 3.830,49 pontos, o menor nível em quase 5 meses.

A Bolsa de Cingapura fechou em alta, depois que os mercados da Ásia foram auxiliados pelos ganhos em Wall Street e pelos dados regionais, embora o volume de negociações esteve baixo, uma vez que os mercados viraram para baixo devido ao feriado do Ano Novo Lunar que começa no meio de amanhã. O índice Straits Times subiu 0,2% e fechou aos 3.184,74 pontos.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, caiu 0,5% e fechou aos 959,69 pontos, com negociações sem brilho por conta da véspera do feriado do Ano Novo Lunar e com os investidores em compasso de espera para ver.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, teve alta de 1,0% e fechou aos 3.442,50 pontos, liderado por ganhos em ações relacionadas ao petróleo devido à alta dos preços da commodity à despeito da alta do índice de inflação doméstica. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Alta da bolsa vai depender de estrangeiros – e por que isso é uma boa notícia

Ibovespa recua impactado por minério de ferro

A volta da Abercrombie? O que explica a alta de 50% nas ações da empresa neste ano

Boletim Focus, queda do minério de ferro, payroll, Livro Bege e PMIs: o que move o mercado

Mais na Exame