Mercados

Bolsas asiáticas fecham em direções divergentes

O índice Taiwan Weighted fechou em queda de 0,3% aos 7.900,21 pontos


	Bolsa de Xangai: já na China, o índice Xangai Composto fechou em alta de 0,8%, aos 2.085,60 pontos
 (Kevin Lee/Getty Images)

Bolsa de Xangai: já na China, o índice Xangai Composto fechou em alta de 0,8%, aos 2.085,60 pontos (Kevin Lee/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2013 às 06h50.

Tóquio - Os mercados asiáticos de ações fecharam em direções divergentes nesta segunda-feira, antes da divulgação da ata da reunião da política monetária do Federal Reserve, dos EUA, na quarta-feira.

Muitos agentes do mercado estão esperando pela divulgação do documento para buscar mais sinais sobre o futuro da polícia monetária norte-americana.

Por meses, os mercados financeiros têm sido submetidos a intensa especulação sobre quando o Fed vai começar a reduzir seu programa de compra de títulos de US$ 85 bilhões mensais. Muitos agentes do mercado aguardam agora que o Banco Central dos EUA tome uma decisão sobre o programa em sua reunião de política monetária do próximo mês.

Nessa expectativa, o índice Taiwan Weighted fechou em queda de 0,3% aos 7.900,21 pontos e o índice Kospi, da Bolsa de Seul, perdeu 0,13%, aos 1.917,64 pontos.

Já na China, o índice Xangai Composto fechou em alta de 0,8%, aos 2.085,60 pontos, superando baixas no início do pregão. O resultado desta segunda-feira ocorreu depois de uma sessão bastante volátil na sexta-feira, quando o índice Xangai subiu quase 6% em apenas alguns minutos. A forte alta havia sido influenciada por uma onda acidental de ordens da corretora local Everbright Securities.

O incidente continuou a pesar sobre as ações de corretores nesta segunda-feira, com expectativas de que a falha de negociação poderá resultar em novas regulamentações. A Haitong Securities e a Citic Securities perderam 2,1% e 1,2%, respectivamente. As ações da Everbright permanecem suspensas em Xangai e devem retomar operações na terça-feira.

O Índice Shenzhen Composto subiu 1,9%, para 999,29 pontos, e o Índice Hang Seng, de Hong Kong, caiu 0,2% para 22.463,70 pontos.

O mercado de ações da Austrália se consolidou nesta segunda-feira, apesar da fraqueza em Wall Street na sexta-feira. O índice S&P/ASX 200 fechou aos 5.112,5, com queda de apenas 1,4 ponto. Entre os fatores que influenciaram o pregão, estão a recuperação recente dos preços das commodities e a perspectiva crescente sobre uma vitória decisiva do Partido Liberal nas eleições de 7 setembro.

Nas Filipinas, a sessão foi cancelada por causa de fortes chuvas no país. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:AçõesÁsiabolsas-de-valoresChina

Mais de Mercados

Balanço da Vale (VALE3), IPCA-15 e PIB dos EUA: o que move o mercado

Lineage levanta mais de R$ 22 bilhões na maior IPO do ano

Aumento no volume de vendas e queda no preço do minério de ferro: o que esperar do balanço da Vale?

“Não tente acertar o futuro”: a lição de Howard Marks a investidores brasileiros

Mais na Exame