Exame Logo

Bolsas asiáticas apresentam números variados

Tóquio - Os mercados da Ásia fecharam sem sinal definido nesta quinta-feira. Algumas bolsas seguiram no embalo positivo de Wall Street, enquanto outras foram influenciadas pelas incertezas sobre quando Pequim irá adotar novas medidas de aperto monetário. Não houve negociações na Tailândia por ser feriado. Na Bolsa de Hong Kong, os números mistos da economia […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Tóquio - Os mercados da Ásia fecharam sem sinal definido nesta quinta-feira. Algumas bolsas seguiram no embalo positivo de Wall Street, enquanto outras foram influenciadas pelas incertezas sobre quando Pequim irá adotar novas medidas de aperto monetário. Não houve negociações na Tailândia por ser feriado.

Na Bolsa de Hong Kong, os números mistos da economia chinesa reduziram os ganhos decorrentes dos bons resultados nas Bolsas dos Estados Unidos. Por conta disso, o índice Hang Seng subiu apenas 36,39 pontos, ou 0,2%, e terminou aos 22.157,82 pontos.

Veja também

Na China, a Bolsa de Xangai teve ligeiro declínio, após a divulgação de um PIB do primeiro trimestre acima das expectativas e uma inflação abaixo do esperado em março. O índice Xangai Composto caiu apenas 0,04% e encerrou aos 3.164,97 pontos. O Shenzhen Composto perdeu 1,3% e terminou aos 1.231,58 pontos.

O yuan esteve estável em relação ao dólar, após o Banco Central chinês manter praticamente inalterada a taxa de paridade central dólar-yuan, mas o crescimento do PIB acima do esperado pressionou expectativas de apreciação para a moeda chinesa e levou os contratos futuros de dólar cair nos mercados externos. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8260 yuans, de 6,8257 do fechamento de ontem.

Já os números da economia chinesa alavancaram a Bolsa de Taipé, em Taiwan. O índice Taiwan Weighted subiu 0,9% e fechou aos 8.171,94 pontos, o melhor fechamento desde 20 de janeiro.

A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, fechou no patamar mais alto em 22 meses. O índice Kospi subiu 0,5% e fechou aos 1.743,91 pontos, o mais alto desde 18 de junho de 2008.

Na Austrália, na Bolsa de Sydney, o índice S&P/ASX200 teve leve alta de 0,1%, e fechou aos 5.001,9 pontos, superando o patamar de resistência psicológica dos 5 mil pontos.

Na Bolsa de Manila, nas Filipinas, o índice PSE caiu 0,6% e fechou aos 3.278,84 pontos. A precaução dos investidores com as eleições que se aproximam interferiu no mercado.

A Bolsa de Cingapura terminou estável, uma vez que os investidores embolsaram os lucros do rali de ontem. O índice Straits Times recuou 0,1% e fechou aos 3.016,94 pontos. Mas analistas e traders disseram que o mercado está com potencial altista nas próximas sessões à espera da temporada de divulgação de resultados das empresas.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, subiu 0,5% e fechou aos 2.900,53 pontos, ajudado pela estabilidade da moeda e os ganhos na maioria dos mercados asiáticos, além de expectativas de que as empresas apresentem fortes ganhos no primeiro trimestre.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, teve alta de 0,2% e fechou aos 1.338,83 pontos com procuras por papéis em oferta, depois de as ações terem sido negociadas no território negativo a maior parte do dia. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame