Mercados

Bolsas asiática fecham em direções divergentes

Na Coreia do Sul, o índice Kospi Composto caiu 0,4%, para 1.916,22 pontos, e o índice PSEi, das Filipinas, perdeu 0,4%, para 6509,73 pontos


	O Índice Xangai Composto subiu 1,0%, para 2.050,48 pontos, e o Índice Shenzhen Composto avançou 1,7%, para 991,54 pontos
 (China Photos/Getty Images)

O Índice Xangai Composto subiu 1,0%, para 2.050,48 pontos, e o Índice Shenzhen Composto avançou 1,7%, para 991,54 pontos (China Photos/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2013 às 07h04.

Tóquio - Os mercados de ações asiáticos fecharam em direções divergentes nesta segunda-feira, após a divulgação de indicadores da China e dos EUA.

No fim de semana, foram divulgados dois índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços da China. A leitura do HSBC permaneceu inalterada em 51,3 em julho, mesmo valor registrado em junho, de acordo com dados divulgados no domingo.

Já no sábado, a Federação Chinesa de Logística e Compras informou que o índice oficial dos gerente de compras sobre a atividade do setor de serviços acelerou em julho para 54,1, de 53,9 em junho. Acima de 50, a leitura indica expansão da atividade não industrial em relação ao mês anterior.

"Já que as empresas de serviços são as maiores empregadoras na China, estes relatórios elevaram, até certo ponto, a confiança sobre a economia doméstica", disse Hou Yi, analista da Dongxing Securities, em Pequim.

O Índice Xangai Composto subiu 1,0%, para 2.050,48 pontos, e o Índice Shenzhen Composto avançou 1,7%, para 991,54 pontos.

Além disso, preocupações sobre a segurança alimentar de produtos lácteos da Nova Zelândia ajudaram algumas empresas na China. No fim de semana, a empresa Fonterra disse que alguns de seus produtos utilizados em comidas infantis e bebidas esportivas podem conter botulismo, o que pode causar intoxicação alimentar grave ou até mortal. O alerta levou a China a proibir o leite em pó da empresa.

Com isso, as empresas fabricantes de produtos lácteos na China fecharam em alta em Hong Kong: a Biostime International Holdings saltou 9,8% e a China Modern Dairy Holdings subiu 9,7%.


Os mercados regionais também foram influenciados pelo relatório de empregos dos EUA, divulgado na sexta-feira. De acordo com os dados, os empregadores criaram 162 mil postos de trabalho em julho, ficando abaixo das expectativas de 183 mil novos empregos. O relatório é importante pois pode ser analisado como um indicador sobre o futuro da política monetária do Federal Reserve dos EUA.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi Composto caiu 0,4%, para 1.916,22 pontos, e o índice PSEi, das Filipinas, perdeu 0,4%, para 6509,73 pontos. Já o índice Taiwan Weighted subiu 0,5% para 8138,63 pontos.

As ações em Hong Kong fecharam em alta, com o índice Hang Seng ganhando 0,1%, aos 22.222,01 pontos. O índice foi sustentado pelo HSBC Holdings, maior constituinte individual do índice, que subiu 0,8%, antes da divulgação de seu relatório de ganhos.

Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 recuou 0,1%, para 5.111,30 pontos. O volume de operações na Austrália foi contido na segunda-feira devido a um feriado em Nova Gales do Sul. Além disso, a reunião de política monetária do Banco da Reserva da Austrália nesta semana também pode ter aumentado a cautela dos agentes do mercado, com expectativas de que o banco central poderá cortar as taxas de juros.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valores

Mais de Mercados

Este fundo rendeu 500% em 10 anos. E segue apostando que as big techs são imbatíveis

Warren Buffett se desfaz mais uma vez ações do BofA e agora pode fazer vendas 'ocultas' do papel

Ibovespa fecha em queda com foco nos dados de inflação e serviços; dólar supera R$ 5,60

Evento de taxis robôs da Tesla não convence e ações caem quase 10%; Uber dispara