Mercados

Bolsa de Tóquio cai 1,4% com valorização do iene

A nova valorização do iene aumentou a cautela dos investidores sobre a temporada dos balanços corporativos

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de julho de 2012 às 06h14.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou em queda acentuada nesta sexta-feira. A renovada valorização do iene aumentou a cautela dos investidores sobre a temporada dos balanços corporativos nipônicos. Isso fez cair as ações das principais exportadoras, como Canon, que perdeu 1,6%, e Toyota Motor, que deslizou 1,8%.

O Nikkei caiu 125,68 pontos, ou 1,4%, e terminou aos 8.669,87 pontos, após alta de 0,8% na sessão de quinta-feira - foi a pior pontuação em três semanas. O volume de negociações permaneceu fraco, com 1,6 bilhão de ações.

No fechamento do mercado de ações, o dólar esteve cotado a 78,59 ienes, depois de cair para um mínimo em seis semanas, a 78,42 ienes na quinta-feira, em meio às expectativas de flexibilização adicional por parte do Federal Reserve dos EUA e as persistentes preocupações sobre a crise da dívida soberana europeia.

"A perspectiva econômica na zona do euro ainda é sombria", disse Yoshihiro Okumura, gerente geral de pesquisas da Chibagin Asset Management. "A chave é como negativamente isso vai afetar a economia global." As informações são da Dow Jones.

Mais de Mercados

Alta da bolsa vai depender de estrangeiros – e por que isso é uma boa notícia

Ibovespa recua impactado por minério de ferro

A volta da Abercrombie? O que explica a alta de 50% nas ações da empresa neste ano

Boletim Focus, queda do minério de ferro, payroll, Livro Bege e PMIs: o que move o mercado

Mais na Exame