Bernanke “admite dopar” o mercado em entrevista a Oprah

Economista faz uma sátira da entrevista da apresentadora com o ciclista Lance Armstrong para criticar o presidente do BC americano

	Ben Bernanke, do Federal Reserve: "imprimir dinheiro é provavelmente o meu pior vício”
 (Reprodução)
Ben Bernanke, do Federal Reserve: "imprimir dinheiro é provavelmente o meu pior vício” (Reprodução)
Por Beatriz SouzaPublicado em 29/01/2013 12:17 | Última atualização em 29/01/2013 12:17Tempo de Leitura: 2 min de leitura

São Paulo - Aproveitando a grande repercussão da entrevista em que Lance Armstrong admitiu à apresentadora americana Oprah Winfrey – mais de 28 milhões de pessoas assistiram o programa ao vivo -, o economista americano Peter Schiff fez uma paródia em animação de como seria a entrevista de Oprah com o presidente do Federal Reserve (Fed – o Banco Central americano), Ben Bernanke.

Schiff é presidente da gestora de investimentos Euro Pacific Capital, sediada em Connecticut – EUA, e um conhecido vídeo-blogger.

O vídeo, que foi postado com o nome de A entrevista de Oprah Winfrey que você deveria ter visto: Ben Bernanke confessa anos de doping para melhora de desemepnho econômico, reproduz o formato da entrevista de Oprah e Lance e começa com perguntas às quais Bernanke tem que responder com sim ou não. 

Bolhas

Você manteve as taxas de juros baixas artificialmente e por tempo indeterminado, apesar dos avisos de que poderia estar criando uma nova bolha?, pergunta a mais famosa apresentadora dos EUA.

Sim, confessa Bernanke. Oprah continua: você imprimiu dinheiro através dos programas de afrouxamento monetário conhecidos como QE (Quantitative Easing)? ao que o presidente do Fed se vê obrigado a revelar: sim, esse é provavelmente o meu pior vício.


Em uma crítica à desregulação do sistema financeiro internacional que propiciou a criação de bolhas especulativas a partir de valorizações de títulos sem lastros reais, Schiff faz Oprah perguntar se há alguma política monetária que ainda não foi utilizada pelo Banco Central. Ao que Bernanke responde: bom, eu ia dizer que ainda não tentamos usar o dinheiro do Banco Imobiliário, mas já estamos fazendo planos para usá-lo.

Estímulos

Assim como Armstrong, Bernanke admite que estava viciado e que vem enganando o mundo com seus programas de estímulo monetário. Ele fala ainda sobre a influência de Alan Greenspan (presidente do Fed entre 1987 e 2006) e confessa sua culpa pela crise financeira global que se arrasta desde 2008.

Quando Oprah pergunta de onde Bernanke pega o dinheiro para todos esses programas de afrouxamento monetário, a resposta é simples: do computador. Então é como créditos em um videogame?, rebate a apresentadora. Essa não é a minha metáfora favorita, mas..., admite o presidente do Fed. Confira o vídeo: