Mercados

Ásia: impasse sobre dívida dos EUA derruba bolsas

Tóquio - O impasse em torno da elevação do teto da dívida dos EUA derrubou as bolsas asiáticas nesta segunda-feira. O índice Hang Seng da Bolsa de Hong Kong recuou 0,68% e fechou aos 22.293,29 pontos. Na China, as bolsas foram pressionadas para baixo pelas preocupações acerca de uma possível desaceleração nos investimentos em ativos […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2011 às 07h37.

Tóquio - O impasse em torno da elevação do teto da dívida dos EUA derrubou as bolsas asiáticas nesta segunda-feira.

O índice Hang Seng da Bolsa de Hong Kong recuou 0,68% e fechou aos 22.293,29 pontos.

Na China, as bolsas foram pressionadas para baixo pelas preocupações acerca de uma possível desaceleração nos investimentos em ativos fixos após a colisão de trens que ocorreu no último sábado, deixando 35 mortos e cerca de 200 feridos. O temor de novas medidas de aperto monetário também pesou sobre o mercado depois que Pequim prometeu, na sexta-feira, fazer da estabilidade de preços a sua principal prioridade e manter inalterada a direção geral de sua política econômica no segundo semestre. O índice Xangai Composto teve queda de 2,96% e fechou aos 2.688,75 pontos, o nível mais baixo desde 23 de junho. Foi também a maior queda porcentual desde 17 de janeiro. O índice Shenzhen Composto desceu 3,76% e encerrou aos 1.165,70 pontos.

O iuane ficou praticamente estável diante do dólar, pois a demanda pela moeda chinesa para o fechamento de contratos de exportação compensou uma ligeira elevação na taxa de referência diária fixada pelo banco central. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,4450 iuanes, de 6,4455 iuanes do final da sexta-feira. Embora pouco alterada, a cotação marcou mais uma mínima recorde desde as reformas cambiais de 2005. O banco central fixou a paridade em 6,4503 iuanes por dólar, de 6,4495 iuanes por dólar na sexta-feira.

Em Taiwan, o índice Taiwan Weighted da Bolsa de Taipé recuou 0,93% e fechou aos 8.683,51 pontos.

Na Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, o índice Kospi caiu 0,96% e terminou aos 2.150,48 pontos.

Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney perdeu 1,6% e terminou aos 4.530,40 pontos.

Nas Filipinas, a Bolsa de Manila fechou praticamente estável. O índice PSE subiu apenas 0,05% e encerrou aos 4.480,50 pontos.

A Bolsa de Cingapura terminou em baixa com as dúvidas sobre um acordo político nas negociações da dívida americana erodindo os ganhos obtidos com o alívio sobre o problema na Europa semana passada. O índice Straits Times recuou 0,4% e fechou aos 3.171,55 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, perdeu 0,5% e fechou aos 4.087,0 pontos, com realizações de lucros por parte de fundos estrangeiros. Pesaram sobre o sentimento os resultados negativos do Índice Dow Jones Futuro.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, subiu 0,6% e fechou aos 1.127,58 pontos, com destaque para os papéis dos bancos na expectativa de robustos crescimentos dos empréstimos no segundo semestre e elevação de taxas e serviços após instituições locais reportarem fortes ganhos no segundo trimestre.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, caiu 0,3% e fechou aos 1.559,60 pontos; segundo corretores, o fluxo de notícias negativas acerca do problema do teto da dívida dos EUA e a ausência de pistas locais causaram o movimento de vendas juntamente com os outros mercados acionários da região. As informações são da Dow Jones.

Mais de Mercados

Ibovespa opera em alta com ajuda de petróleo

Fed boys, Focus, ata do Fomc, sabatina de Galípolo e dados da inflação dos EUA: o que move o mercado

Rio Tinto planeja comprar produtora de lítio Arcadium

Bolsas na Ásia sobem puxadas pelo Nikkei e Nintendo