Mercados

As ações que mais perderam e ganharam na semana

Marcada por intensa volatilidade, semana mexeu com o preço dos papéis na bolsa brasileira

Usiminas: valorização das ações preferenciais e ordinárias supera 20% na semana (Domingos Peixoto/EXAME)

Usiminas: valorização das ações preferenciais e ordinárias supera 20% na semana (Domingos Peixoto/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2011 às 09h21.

São Palavra - Depois do rebaixamento dos títulos da dívida norte-americana pela Standard & Poor's, a volatilidade reinou nas bolsas mundo afora. Por aqui, o desempenho do Ibovespa deu mostras deste vai e vem: depois de amargar a pior queda do ano na segunda-feira (-8,08%), o índice entregou sua valorização máxima logo no dia seguinte, subindo 5,1%.

Entre perdas e recuperações, o Ibovespa escapou do vermelho e fechou a semana com alta de 1%. Mas muitas ações da bolsa brasileira não tiveram a mesma sorte. Os papéis da Marfrig lideraram o ranking das baixas, com um tombo de 27,83%. Na semana anterior, as ações já haviam sofrido semelhante desvalorização: 21,05%.

No mercado, a hipótese mais recorrente para o derretimento dos papéis acusa a movimentação de um fundo da GWI Investimentos, que teria se desfeito de aplicações alavancadas na empresa exportadora de carne. Na prática, a gestora tomava recursos emprestados de corretoras com o depósito de margem de 17% do valor investido para adquirir as ações da Marfrig.

Com a queda no preço das ações, a GWI precisa disponibilizar mais recursos, vendendo papéis na bolsa para honrar as margens prestabelecidas. Como tinha uma posição considerável na Marfrig, a gestora acabava fomentando a queda do papel ao dar cabo ao processo de desalavancagem. Na sexta-feira, a BNY Mellon Serviços Financeiros anunciou o fechamento de fundos da GWI em função das sucessivas perdas registradas pelas carteiras.

Veja as outras ações que mais caíram na semana:
 

Empresa Código Var. semana
Marfrig MRFG3
27,83%
Eletropaulo ELPL4 14,01%
ALL ALLL3 11%
LLX LLXL3 8,26%
Fibria FIBR3 7,01%

Por outro lado, as ações preferenciais da Usiminas subiram 25,07% no mesmo período. Os papéis ordinários não ficaram atrás, com alta de 20,31%. Confira os papéis que também registraram ganhos expressivos:

Empresa Código Var. semana
Usiminas USIM5
25,07%
Usiminas USIM3 20,31%
MRV MRVE3 12,56%
TAM TAMM4 10,12%
BM&FBovespa BVMF3 9,56%
Acompanhe tudo sobre:AçõesAlimentos processadosbolsas-de-valoresCarnes e derivadosEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas japonesasIbovespaMarfrigMercado financeiroSiderurgiaSiderurgia e metalurgiaSiderúrgicasUsiminas

Mais de Mercados

Lucro da Nvidia cresce 628% e atinge US$ 14,88 bi no 1º trimestre fiscal de 2025

O país que superou os EUA em IPOs no 1º tri — e o que isso diz sobre o Brasil

Petrobras (PETR4) tem ações suspensas por publicação de fato relevante durante pregão

Dólar sobe em linha com juros de Treasuries à espera de ata do Fed

Mais na Exame