Mercados

Anbima preocupa-se com incentivo a mercado de IPOs

A desoneração para a abertura de capital de empresas de menor porte é considerada preocupante pela entidade


	Bovespa: a Anbima vê com bons olhos a possível desoneração de pessoas físicas que compram ações de companhias pequenas e médias
 (REUTERS/Nacho Doce)

Bovespa: a Anbima vê com bons olhos a possível desoneração de pessoas físicas que compram ações de companhias pequenas e médias (REUTERS/Nacho Doce)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2013 às 15h47.

São Paulo - A presidente da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) Denise Pavarina disse que tem preocupação com o que chamou de "incentivo perverso" para o potencial mercado de IPOs de empresas pequenas e médias.

"Não queremos que as pessoas comprem só porque existe isenção", afirmou. A desoneração para abertura de capital de empresas menores é um dos temas em discussão no governo para incentivar esse mercado.

Recentemente o Ministério da Fazenda indicou que deve dar incentivos fiscais para que pessoas físicas comprem ações de empresas pequenas e médias. Também existe uma demanda do mercado para que as companhias possam abater do imposto de renda os gastos decorrentes do IPO. Na avaliação de Denise, a lógica de desonerar a pessoa física parece melhor. Segundo ela, a isenção paras companhias não teria grande impacto sobre os lucros.

A presidente da Anbima acredita que existe demanda de investidores, inclusive estrangeiros, para IPOs de empresas brasileiras. Ela concordou que os investidores de fora estão mais arredios em relação ao Brasil. "Mas não estamos riscados do mapa e ninguém resiste a uma boa história", disse, sobre IPOs em geral. A dirigente participou de almoço de confraternização com a imprensa, em São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresAçõesMercado financeiroIPOsAnbima

Mais de Mercados

OpenAI, dona do ChatGPT, entra com pedido de IPO nos EUA e pode valer US$ 1 trilhão

Ibovespa fecha em leve queda e dólar vai a R$ 5,18, maior nível em mais de dois meses

Magalu fecha parceria com Amazon para vender 12 mil produtos na plataforma

Companhias aéreas dos EUA pagam combustível 78% mais caro em abril